sexta-feira, 31 de maio de 2013

Missa de Encerramento e Coroação de Nossa Senhora



Nesta sexta-feira (31/05), será Celebrada às 19h00, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens de João Câmara, a Missa que encerrará as Celebrações dedicadas a Maria Santíssima. 

A Comunidade das Capelas sairão em Procissão até a Igreja Matriz, conduzindo uma Imagem de Nossa Senhora, após a Missa acontece a Coroação de Nossa Senhora, momento de muita Devoção, carinho e Fé naquela que foi Escolhida por Deus para ser a Mãe dos Salvador, Jesus Cristo.

Que todos possam participar!!!

II FEIRA GASTRONÔMICA

Acontece nesta sexta-feira ( 31/05 ), a II feira Gastronômica da paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de João Câmara.
A feira acontece na Pracinha de Nossa Senhora, logo após a Missa de encerramento do mês Mariano.
Teremos vários tipos de lanches na Feira, comida típicas, tapiocas recheadas, churrasquinho, galinha torrada, buchada, tortas doces e salgadas, sucos, comidas alternativas, variadas sobremesas, cachorro quente e muito mais. 
A organização da Feira é de todas as Pastorais,Grupos e Movimentos da Paróquia.
Participe!!!

Francisco escreve a paróco e explica porque mora na Casa Santa Marta

 
Em uma recente carta enviada a um sacerdote argentino, Papa Francisco explicou o porquê de morar na Casa Santa Marta, lugar onde decidiu fixar sua residência depois de ficar hospedado nos dias do Conclave, em março, quando foi eleito sucessor de Pedro.

A carta de Francisco - escrita de próprio punho - divulgada pela agência AICA, foi enviada ao Padre Enrique Martínez, pároco da Anunciação do Senhor, no bairro Cochangasta, da Diocese de La Rioja, na Argentina.

Eis a íntegra da carta:

"Querido Quique: Hoje recebi a carta do último dia 1° de maio. Trouxe-me muita alegria, a descrição da Festa Patronal trouxe-me ar fresco. Eu estou bem e não perdi a paz diante de um fato totalmente inesperado, e isto considero um dom de Deus.

Procuro manter o mesmo jeito de ser e de agir que tinha em Buenos Aires porque, se eu mudar na minha idade, com certeza vou fazer um papel ridículo.

Não quis ir morar no Palácio Apostólico, vou lá só para trabalhar e para as audiências. Fiquei morando na Casa Santa Marta, que é uma casa de hóspedes (onde ficamos hospedados durante o Conclave) para bispos, padres e leigos. Estou perto das pessoas e levo uma vida normal: missa pública de manhã, como no refeitório com todos, etc. Isto me faz bem e evita que fique isolado.

Quique, saudações a seus paroquianos. Peço, por favor, que reze e peça para rezarem por mim. Saudações para o Carlos e o Miguel. Que Jesus o abençoe e a Virgem Santa cuide de você. Fraternalmente, Francisco. Vaticano, 15 de maio 2013".

No domingo passado, Padre Martínez recebeu um envelope com a carta do Papa Francisco, que pôde ler aos seus fiéis logo depois da Missa. Após a leitura as pessoas começaram a aplaudir como se o mesmo Santo Padre estivesse presente, recordou. O sacerdote comentou que receber a carta foi “como sentir a proximidade do Papa. Aconteceu a mesma coisa comigo quando vi João Paulo II em Córdoba”.

O sacerdote tinha escrito ao Vaticano no dia 1º de maio, logo depois das festas patronais da capela São José Operário, do bairro 4 de Junho. “Contava-lhe do calor popular da festa, onde toda a comunidade se integrou, inclusive os doentes. A procissão parava com frequência e me esperava para caminhar meio quarteirão ou um quarteirão para dar a unção dos enfermos a um doente; e não tinham problema de esperar, relatou”.


Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia.
 
 

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Solenidade de Corpus Christi



A Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de João Câmara, convida aos paroquianos à participar das Celebrações do Dia de Corpus Christi que terá a seguinte programação:
 
Às 7h00 início na Igreja Matriz a Adoração ao Santíssimo Sacramento seguindo durante o dia, às 15h00 haverá o Momento Mariano, às 16h00 teremos a Celebração da Santa Missa seguida de Procissão, encerrando com a Benção do Santíssimo Sacramento.

Participe!!!

Lembramos que na noite de quinta-feira não haverá Celebração Mariana à noite.


Origem da Celebração de Corpus Christi 

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. 

Durante a Missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte da origem: Arquidiocese de Natal

Setor Juventude reunirá paróquias

A coordenação do Setor Juventude, da Arquidiocese de Natal, realizará uma reunião com representantes paroquiais da juventude, dia 9 de junho, das 9 às 13 horas, no Seminário de São Pedro, situado na Av. Campos Sales, 850, no bairro do Tirol. A finalidade é tratar da Semana Missionária, que acontecerá de 16 a 20 de julho, antecedendo a Jornada Mundial da Juventude.
"Estávamos trabalhando para recebermos peregrinos estrangeiros, durante a Semana. Porém, por diversas circunstâncias, os peregrinos estrangeiros não estão se inscrevendo para participar da Semana Missionária, nas Dioceses. Mesmo sem eles, a Semana Missionária acontecerá em nossa Arquidiocese, visto que o objetivo é estar em sintonia com a JMJ", diz o coordenador do Setor, Diác. Inácio Lopes.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Celebração Mariana



 Convidamos a você para participar da celebração Mariana, iniciando as 19hs com a oração do Santo Terço, novenário e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Noiteiros desta Quarta-feira (29/05), é RCC, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Após o novenário haverá quermesse, bazar, artigos religiosos e artesanato na pracinha de Nossa Senhora.




Papa adverte para tentação do triunfalismo na Igreja


Como todas as manhãs, o Papa celebrou a Missa na capela da sua residência, na Casa Santa Marta.

Em sua homilia, o Pontífice se inspirou no Evangelho do dia para alertar para a tentação do triunfalismo dentro da Igreja, a partir da narração de Jesus, que anuncia aos discípulos sua paixão, morte e ressurreição a caminho de Jerusalém.

Os discípulos tinham em mente outros projetos, e pensam em parar na metade do caminho; discutiam entre si sobre como salvar às pressas a Igreja. Esta é a tentação do triunfalismo prescindindo da Cruz, um triunfo mundano, advertiu Francisco:

“O triunfalismo paralisa a Igreja, assim como o triunfalismo nos cristãos os paralisa. É uma Igreja triunfalista, é uma Igreja que fica na metade do caminho, uma Igreja que é feliz assim, bem arrumada – bem arrumada! – com todos os escritórios, tudo em ordem, tudo bonito, eh? Eficiente. Mas uma Igreja que renega os mártires, porque não sabe que os mártires são necessários à Igreja para o caminho da Cruz. Uma Igreja que pensa somente nos triunfos, nos sucessos, que não conhece esta regra de Jesus: a regra do triunfo por meio da falência, da falência humana, da falência da Cruz. E esta é uma tentação que todos nós temos.”

O Papa então concluiu: “Peçamos ao Senhor a graça de não ser uma Igreja que fica na metade do caminho, uma Igreja triunfalista, dos grandes sucessos, mas de ser uma Igreja humilde que caminha com decisão, como Jesus. Avante, avante, avante. Coração aberto à vontade do Pai, como Jesus. Peçamos esta graça”.


Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Audiência: A Igreja é a grande família de Deus, mesmo com seus defeitos e imperfeições

 
Cerca de 90 mil fiéis lotaram a Praça S. Pedro para a Audiência Geral desta quarta-feira.

Depois de fazer o giro da Praça para saudar a multidão, debaixo de garoa, o Papa iniciou esta manhã um novo ciclo de catequeses, que tratará do mistério da Igreja a partir de expressões presentes nos textos do Concílio Vaticano II.

A primeira delas foi: a Igreja como família de Deus. A parábola do filho pródigo, afirmou o Papa, indica bem o desígnio de Deus para a humanidade. Ele quer fazer de nós uma única família, para que cada um sinta sua proximidade e o seu amor.

Neste grande desígnio, a Igreja encontra sua raiz. A própria palavra “Igreja”, do grego ekklesia, significa “convocação”: Deus nos convoca, nos impulsiona a sair do individualismo, da tendência de fechar-se em si mesmo e nos chama a fazer parte da sua família. Toda a história da salvação é a história de Deus que busca o homem, lhe oferece o seu amor e o acolhe. Na plenitude dos tempos, Ele mandou Seu Filho, Jesus Cristo, para nos comunicar a vida divina.

A Igreja tem a sua origem na Cruz, do lado aberto de Cristo de onde jorraram sangue e água, símbolos dos Sacramentos da Eucaristia e do Batismo. No dia de Pentecostes, recebendo o dom do Espírito Santo, Ela se manifesta ao mundo, anunciando o Evangelho e difundindo o amor de Deus.

Ainda hoje, alguns dizem: “Cristo sim, a Igreja não”, “Eu acredito em Deus, mas não nos padres”. A eles, Francisco responde:

“Mas é justamente a Igreja que nos traz Cristo e que nos leva a Deus; a Igreja é a grande família dos filhos de Deus. Certamente há também aspectos humanos; naqueles que a compõem, pastores e fiéis, há defeitos, imperfeições e pecados: também o Papa tem pecados. E muitos! Mas o belo é quando nos damos conta de que somos pecadores e encontramos a misericórdia de Deus. Deus perdoa sempre. Não se esqueçam disso: Deus perdoa sempre.”

Quando pecamos, ofendemos a Deus - afirmou. Mas Ele nos dá a oportunidade de nos humilhar para perceber que existe algo maior, que é a sua misericórdia.

Devemos nos perguntar: quanto eu amo a Igreja? Rezo por ela? Sinto-me parte desta família? Neste Ano da Fé, concluiu o Pontífice, peçamos ao Senhor que as nossas comunidades sejam sempre mais verdadeiras famílias que vivem e transmitem o calor de Deus.

No final da audiência, o Papa saudou de modo especial os jovens poloneses que se reunirão em 1º de junho numa vigília em Lednica para refletir sobre o tema da paternidade.

Aos romanos, o Santo Padre recordou que nesta quinta-feira, festa de Corpus Christi, celebrará às 19h a Santa Missa em São João de Latrão, ao final da qual se realizará a procissão que se concluirá em Santa Maria Maior. “Convido os fiéis de Roma e os peregrinos a se unirem neste ato de profunda fé pela Eucaristia, que constitui o mais precioso tesouro da Igreja e da humanidade.”

A Rádio Vaticano transmitirá em este evento ao vivo, a partir das 14h – horário de Brasília – com comentários em português.


Fonte: Rádio Vaticano 

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Aniversariante do dia 28/05


A vida possui inúmeros caminhos a serem percorridos e desvendados por aqueles que necessitam de uma companhia agradável para compartilhar, Deus é a companhia agradável, e também a mais certa.
A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a ideia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.

Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe...

Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
Que a conquista de seus sonhos e ideais sejam constantes e que Deus transforme cada um de seus momentos, em instantes mágicos e inesquecíveis.
Aniversário é uma data para ser comemorado com muita alegria e emoção, por todos que tem o grande prazer de conviver e compartilhar cada dia com alguém tão importante com o Sr. Padre Miguel, embora com um pouco de atraso mas nunca é tarde para se desejar felicidades a quem tanto merece.

Feliz Aniversário!!
São os votos do Grupo Terço dos Homens de João Câmara


Capuchinhos realizam 15ª edição da festa de Frei Damião de Bozzano, no Recife

 
Cerca de 100 mil pessoas devem participar dos festejos de Frei Damião de Bozzano, no Recife (PE).

Os Frades Menores Capuchinhos do Convento São Félix de Cantalice divulgaram nesta quarta-feira (15) a programação oficial da 15ª festa de Frei Damião de Bozzano.

Em 2013, a celebração recorda os 16 anos da morte do frade que ficou conhecido como ‘Apóstolo do Nordeste’. A festa acontece entre os dias 23 e 31 de maio.

Nesse ano, a festividade conta com a participação especial da cantora Joanna que fará um show beneficente no próximo domingo (19), no Teatro Guararapes em Olinda.

Na programação haverá celebrações, vigílias e a tradicional procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento da Paróquia Nossa Senhora do Rosário até o Convento São Félix.

Segundo frei Jociel João Gomes da Silva, um dos organizadores do evento, a festa recebe milhares de devotos e romeiros de todo o estado e Nordeste.

Frei Damião ficou conhecido como ‘Apóstolo do Nordeste’ pelo seu testemunho nas Santas Missões. Frei Jociel da Silva contou que o religioso chegava a dispensar até 12 horas de seu dia para atender confissões.

“Dentre os seus inúmeros testemunhos há um que se destaca, o atendimento nas confissões. Frei Damião foi um dos maiores confessores do Brasil. Ele começava a atender às oito horas da manhã e ficava até a meia-noite”.

Durante as festividades de Frei Damião é dada a tradicional bênção de São Felix, realizada há mais de 300 anos.
 
“Em Recife é muito forte essa bênção, virou tradição. São momentos de orações, louvores e a pessoa é ungida com óleo e abençoada com água benta. Muitas pessoas recorrem à bênção de São Félix para pedir a cura de doenças”.

De acordo com relatos historicos, São Félix, primeiro santo capuchinho canonizado, abençoava as pessoas com o óleo da lamparina do sacrário. Os frades continuam na atualidade o mesmo gesto do santo, abençoando com o óleo que nos dias atuais não é mais elaborado com o oléo da lamparina, mas um outro preparado pelos religiosos.

No dia 31 de maio, dia da morte de Frei Damião, serão realizadas quatro missas, às 6h, 9h, 11h e 17h, atendimento de confissões e bênção de São Félix durante o dia e Coroação de Nossa Senhora. 
 
Fonte: Portal 12

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Papa de um "oitavo mandamento": a alfândega pastoral

 
Papa Francisco celebrou, na manhã deste sábado, missa na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, na qual participou um grupo de cerca de 70 pessoas provenientes de diversas partes da Itália e de outros países.

A celebração foi sóbria, mas muito emocionante; reinava um clima de grande recolhimento e participação, com uma plena sintonia entre o Papa e os presentes. Concelebraram com o Santo Padre, entre outros, o Cardeal Agostino Cacciavillan e diversos sacerdotes diocesanos e religiosos, de diversas nacionalidades.

O Papa fez uma breve reflexão, quase que sussurrada, mas de conteúdo bem concreto, com base no evangelho deste sábado, que diz: “Deixai vir a mim as criancinhas”.

Neste ponto Francisco foi bem explícito: como Jesus falava em parábolas aos seus discípulos e ao povo que o seguia, assim Papa Francisco citou diversos exemplos, partindo da sua experiência de pastor.

Por isso, o Santo Padre disse aos presentes: “devemos aprender a lição que Jesus nos dá com a página evangélica de hoje. Em sua vida pública, ele era sempre seguido por numerosas pessoas, sedentas de ouvir suas palavras. E aproveitava o ensejo para abraçar as pessoas, acariciar e beijar as crianças. Assim, referindo à Liturgia deste sábado, Francisco recordou que Jesus repreendeu seus discípulos, porque não queriam deixar as famílias se aproximassem de Jesus com seus filhos para que ele as tocasse. De fato, diziam que Jesus estava cansado e tinha muitos afazeres e compromissos... Diante desta atitude dos discípulos, Jesus ficou indignado e disse: "Deixai vir a mim os pequeninos; não os impeçam, pois a eles pertence o Reino de Deus".

E citou alguns casos concretos do comportamento dos cristãos de hoje: por exemplo, dois noivos foram à igreja para marcar o casamento e o sacerdote lhes perguntou se haviam preparado os documentos. E eles disseram que sim. A seguir, antes de marcar o dia do casamento, disse aos noivos, mas não se esqueçam de pagar os enfeites da igreja, as flores, os cantos etc. etc. E o Papa contestou este comportamento dizendo que os noivos queriam legalizar sua união perante Deus, mas encontravam as portas da Igreja fechada quase como sinal de impedimento para a sua união.

O Papa citou ainda, entre outros, o exemplo de uma mãe solteira que foi à igreja para batizar seu filho e, aqui, também encontrou a porta fechada, por não ser casada.

Por isso, o Santo Padre expressou sua amargura pelas tantas portas que a Igreja fecha aos cristãos que querem se aproximar de Jesus. E concluiu acrescentando aos sete Sacramentos da Igreja mais um, o oitavo: “O sacramento da alfândega pastoral”.


Fonte: Rádio Vaticano 

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

domingo, 26 de maio de 2013

Papa Francisco recebe kit peregrino da JMJ no Vaticano

Em audiência no Vaticano, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, entregou ao Papa Francisco o kit peregrino da Jornada Mundial da Juventude. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 24, a exatos 60 dias do evento.
O Santo Padre recebeu também uma réplica do Cristo Redentor. "O Cristo Redentor é um símbolo cristão que representa todo o Brasil", disse Dom Orani ao entregar o presente.
O CD com as músicas da missa que será celebrada pelo Papa Francisco também estava presente no kit. "O Santo padre está na capa do CD", explicou o arcebispo em meio sorrisos.
O objetivo da audiência é também discutir o que vai acontecer durante o evento e falar como está a juventude do mundo diante da expectativa do encontro com o Santo Padre no Rio de Janeiro.




 Fonte: JMJ
(foto: reprodução RomeReports.com)

sábado, 25 de maio de 2013

CNBB promove coleta nacional em prol da JMJ Rio2013

ColetaNacionalJMJRio2013


Nos dias 25 e 26 de maio, a coleta de todas as missas e celebrações realizadas nas comunidades católicas de todo o país terá uma destinação especial. Por decisão da última Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, será realizada uma coleta especial para ajudar nos custos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
A seguir, leia a íntegra da carta enviada pela Presidência da CNBB ao episcopado brasileiro:
 
Brasília, 03 de maio de 2013
P – C. Nº 0228/13

COLETA PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
25 e 26 de maio de 2013

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19)

Caros irmãos no Episcopado,
Graça e Paz!

A 51ª Assembleia Geral da nossa Conferência Episcopal, em Aparecida – SP, de 10 a 19 de abril de 2013 contemplou, com especial atenção, o tema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá nos dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco e de milhares de Jovens do Brasil e de todo o mundo.
O Papa Bento XVI, na missa de encerramento da JMJ em Madri 2011, confiou-nos o cuidado da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, para serem levados pelos jovens às nossas igrejas particulares como um grande convite à conversão. São muito edificantes os testemunhos advindos de todos os lugares que acolheram essa peregrinação. O próximo acontecimento será a Semana Missionária que antecede imediatamente a Jornada.
Para ajudar a fazer frente às despesas das Dioceses, Prelazias, da CNBB e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, aprovamos, no dia 17 de abril de 2013 (cf. Ata nº 07), uma coleta nacional, a realizar-se em todas as missas e celebrações nos dias 25 e 26 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade. O valor arrecadado será assim distribuído: 50% para a Arquidiocese do Rio de Janeiro; 30% para as Dioceses e Prelazias; 10% para o encontro Mundial dos Jovens Universitários que acontecerá em Belo Horizonte - MG e 10% para a nossa Conferência para cobrir os gastos com a Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora.

Para enviar a doação:
Depósito identificado na Caixa Econômica Federal Ag: 2220
OP: 03 – CONTA CORRENTE: 200-0
As Dioceses e Prelazias que desejarem fazer envelopes e distribuí-los ao povo, podem entrar no site da CNBB (www.cnbb.org.br) e baixar o arquivo com a arte do envelope. Estão disponíveis também duas artes de “Banners” para serem colocados em lugar visível nas paróquias.
Deus lhes pague, caros irmãos, pela imprescindível colaboração.
Com afeto e gratidão,

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida – SP
Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília – DF
Secretário Geral da CNBB

Blog chega ao 26 mil acessos


Bom Dia Espírito Santo!!!!


  O nosso blog chega aos 26.000 acessos .





Em 15 dias tivemos mais de mil acesso, só temos agradecer Deus a Virgem Maria e a você que através do blog evangeliza com a Palavra de Deus, fica sabendo das notícias de nossa paróquia e da Arquidiocese de Natal, e mais ainda fica sabendo sobre o nosso Grupo Terço dos Homens.


Que com as benção de Jesus e Maria, cresce forte.


Só nos resta agradecer, e dizer obrigado pelo seu acesso, e dizer que continue acessando.





Deus e Maria abençoe!!!!

Tudo suportar com paciência e vencer com amor, pediu o Papa

 
Como todas as manhãs, Papa Francisco celebrou nesta sexta-feira, 24, a Missa na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, da qual participaram os funcionários do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, sob a presidência de dom Claudio Maria Celli.

Por ocasião do dia de oração pela Igreja na China celebrado nesta sexta-feira, 24, participaram também da celebração Eucarística o Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, o Arcebispo dom Sávio Hon Tai-Fai, e um grupo de sacerdotes, religiosas, seminaristas e leigos chineses. Na ocasião, o Papa pediu aos presentes para rezarem “pelo nobre povo chinês, a fim de que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o proteja”.

Na homilia da Missa, na comemoração de Nossa Senhor com o título de Maria Auxiliadora, o Santo Padre pediu duas graças, segundo ele, próprias de um cristão: “Suportar com paciência e vencer com amor”. Com efeito, disse o Papa, “não é fácil suportar com paciência, diante das dificuldades ou problemas que provêm do coração, da alma ou do nosso interior”.

Mas, para o Papa Francisco, suportar não quer dizer carregar as dificuldades, mas assumir a dificuldade e ter a força de transformá-la, a fim de que ela não provoque desânimo. “Ter a força de sublimá-la é uma virtude cristã. São Paulo fala muitas vezes de suportar, ou seja, não se deixar arrastar pelas dificuldades. De fato, o cristão tem a força de suportar, porque suportar é uma graça que devemos pedir, sobretudo, na hora do desânimo”.

A outra graça que o Papa invocou em sua reflexão é “vencer com amor”, e explicou:

“Pode-se vencer em tantas maneiras. Mas, a graça que pedimos, hoje, é a de vencer com amor. E isto não é fácil, sobretudo quando os nossos inimigos nos fazem sofrer. Às vezes, temos vontade de vingar-nos. Eis porque não é fácil e é preciso vencer tudo com o amor. O amor nos foi ensinado pelo Senhor, que nos exortou a amar a todos”.

O Santo Padre concluiu sua homilia exortando para o amor aos inimigos e os “que nos fazem sofrer”. “Seremos cristãos derrotados se não rezarmos e perdoarmos os nossos inimigos”.


Fonte: Canção Nova Notícias 

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Clube dos Motociclistas faz doação de gêneros alimentícios para Igreja


 Integrantes do clube dos Motociclistas de João Câmara, na manhã desta sexta-feira (24) a entrega de 85 kits de alimentos não perecíveis, arrecadas durante evento dos motociclistas, denominado " Moto Fest ", ao padre Edvan Araújo, administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.
 Os gêneros alimentícios são direcionados a 
Pastoral da Criança e do adolescente.



 Fonte: Blog de Assis Silva

Comemoração da Pastoral da Criança


Neste sábado 25/05, a Pastoral da Criança de nossa Paróquia estará
 festejando 15 anos de implantação nas Comunidades de Matão dos
 Nunes e da Rua Ariamiro de Almeida, onde 60 crianças são 
acompanhadas pela Pastoral. Na oportunidade será Celebrada a
  Santa Missa pelo Monsenhor Luíz Lucena às 16h00 na 
brinquedoteca, situada na rua Ariamiro de Almeida,com a presença
 dos agentes da Pastoral e famílias das Comunidades.
Fonte: 

"Sem o sal de Jesus, nos tornamos cristãos de museu" adverte Papa



Os cristãos devem difundir o sal da fé, da esperança e da caridade: esta é a exortação do Papa Francisco na Missa desta manhã na capela da Casa Santa Marta.

Concelebraram com o Papa dois cardeais, Angelo Sodano e Leonardo Sandri, e o Arcebispo boliviano de La Paz, dom Edmundo Abastoflor Montero.

Na sua homilia, o Pontífice falou do sabor que os cristãos são chamados a dar à própria vida e a dos outros. O sal que nos dá o Senhor é o sal da fé, da esperança e da caridade. Mas devemos estar atentos, advertiu Francisco, para que este sal não se torne insípido e para que não perca a sua força:

“O sal tem sentido quando dá sabor às coisas. Também penso que o sal mantido num recipiente, com a umidade, perde força. O sal que recebemos é para doá-lo, para dar sabor, para oferecê-lo. Do contrário, se torna insípido e não serve. Devemos pedir ao Senhor para que não nos tornemos cristãos com o sal insípido, com o sal da garrafa. Mas o sal tem também outra particularidade: quando bem usado, não se sente o seu gosto, sente-se o sabor do alimento: o sal ajuda que o alimento seja mais saboroso. Esta é a originalidade cristã!”

Originalidade, todavia, que não significa uniformidade. Cada cristão tem o seu sabor, com os dons que o Senhor lhe deu, pois o sal que não deve ficar somente dentro de nós, mas deve ser usado de dois modos. O primeiro: dar o sal a serviço das refeições, a serviço das pessoas, a serviço dos outros. Segundo: a transcendência para o autor do sal, o Criador, através da oração e da adoração:

“Assim o sal se mantém, não perde o seu sabor. Com a adoração, eu transcendo de mim mesmo para o Senhor. E com o anúncio evangélico, eu saio de mim para dar a mensagem. Mas se não fizermos isso – essas duas transcendências – o sal permanecerá no recipiente e nós nos tornaremos cristãos de museu.”


Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia.

Papa Francisco em adoração ao Santíssimo Sacramento no Ano da Fé


 
No domingo, 02 de junho, o Papa Francisco convoca toda a Igreja para adoração a Jesus Sacramentado. Os fiéis são convidados a unirem-se em oração com o Santo Padre que as 17hs do horário local ( 12hs no horário de Brasília) estará na Basílica de São Pedro em adoração durante uma hora.
 
De acordo com o comunicado da Santa Sé o Pontifíce convida os pastores locais a promoverem em suas Catedrais e em outras igrejas de suas dioceses uma hora de adoração Eucarística em sincronia com o Santo Padre em Roma. 
 
De acordo com o carta assinada pelo presidente da comissão para o Ano da Fé, dom Rino Fisichella, "deste modo, esperamos que muitos fiéis possam se unir ao mesmo tempo com seus bispos, junto de Jesus Sacramentado, e em espírito de união com o Sucessor de Pedro".
 
Os bispos (arqui)diocesanos no mundo inteiro receberam na última semana o comunicado da Cúria Romana convidando para a promoção do evento em suas Igrejas Locais. A iniciativa é organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização no âmbito das atividades programadas para o Ano da Fé.
 
A data foi escolhida por conta da celebração da Solenidade de Corpus Christi em favor de alguns paises onde a primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, quando se celebra no calendário litúrgico a Solenidade, não é feriado. As procissões em honra ao Corpo do Senhor poderão anteceder ou não este momento de adoração.

No Brasil, onde Corpus Christi celebra-se no dia 30 de maio, as celebrações devem ocorrer nomalmente pelas dioceses do país no feriado, realizando-se a hora de adoração no domingo como deseja o Santo Padre.

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

CNBB publica texto de estudo sobre as novas paróquias

 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nesta quarta-feira, 22, no site oficial da organização, o texto para estudo sobre o tema “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. O assunto fez parte da temática central da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que aconteceu em abril deste ano, entre os dias 10 e 19.

O texto recolheu as reflexões e as intervenções dos bispos durante a Assembleia e visa promover discussões em torno da realidade atual das paróquias.

O Secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, explica na apresentação do documento que, após ser aprovado como texto de estudo, este receberá ao longo do ano de 2013 as contribuições dos Regionais e das Igrejas Particulares. O texto será apreciado durante a 52ª Assembleia da CNBB, em 2014, com a contribuição das diferentes comunidades do Brasil.

“Será, certamente, um referencial para a renovação da nossa vida eclesial. Com a ampla participação, pretende-se encontrar inspiração e caminhos que possibilitem uma nova paróquia: comunidade de comunidades. É nesse sentido que as comunidades serão sempre e cada vez mais conhecidas como discípulas missionárias de Jesus Cristo”, escreveu o bispo.

O documento "Estudos da CNBB - 104" está disponível para download no site da Conferência Nacional dos Bispos. Clique aqui e acesse o conteúdo. 
 
 
Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.
 
 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Terça-Feira - dia de encontro do terço dos homens


Estamos no mês Mariano e nesta terça-feira 21/05, teremos o nosso nosso encontro será  na Igreja Matriz, as 18:30hs, após o Santo Terço seremos noiteiros do novenário, lembramos que a quermesse é de nossa responsabilidade.

 

Convide seu vizinho, irmão, primo, amigo e vamos agradecer a Deus e Maria pelas maravilhas e graças na nossa vida.

 

Estamos esperando sua presença!!!






Deus abençõe!!!
 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

"Tudo é possível a quem acredita!" - o Papa Francisco na homilia da missa desta segunda


Como garante Jesus no Evangelho, é verdade que “tudo é possível a quem crê”: assegurou o Papa Francisco, nesta segunda-feira de manhã, na homilia da missa celebrada na capela da Casa de Santa Marta, com um numeroso grupo de jornalistas da Rádio Vaticano, incluindo os do nosso programa de língua portuguesa. 

O Papa comentava o Evangelho do dia, com o caso de um jovem há muito anos em situação de grave mal-estar atribuído à possessão diabólica. O pai suplica a Jesus que intervenha: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos!” “Tudo é possível a quem acredita” – responde Jesus. “Eu creio, ajuda a minha pouca fé” – responde, “em altos brados”, o pai. 


E o Senhor intervém, entregando-lhe o filho são e salvo. À parte, os discípulos interpelam Jesus: por que é que nós não tínhamos conseguido expulsar este espírito maligno, e tu sim? Só com a oração é que se consegue – adverte Jesus. Papa Francisco convidou pois a uma oração confiante, cheia de fé. E sugeriu que peçamos a Jesus, repetidamente, ao longo do dia, como o pai de que fala o Evangelho: “Eu creio, Senhor, mas ajuda a minha pouca fé”.

Como exemplo de uma situação semelhante, no nosso tempo, o Papa Francisco contou a história de um casal argentino que tinha uma filha de sete anos que os médicos tinham declarado um caso perdido, com apenas algumas horas de vida. Aflito, o pai deixou o hospital e apanhou uma camioneta para o santuário de Nossa Senhora de Luján, a mais de duas horas de viagem.


 Quando ali chegou, encontrou tudo fechado, mas ficou horas e horas, toda a noite, agarrado às grades do santuário, gritando a sua dor e invocando a intervenção do céu para a filha que estava a morrer. Aquele homem, cheio de fé, “combateu com Deus”, com a sua oração insistente – comentou Papa Francisco. De manhã, voltou à cidade e encontrou a esposa banhada em lágrimas, no hospital. “Não entendo nada!” – dizia-lhe ela. Contrariamente à sentença dos médicos, a filha não tinha morrido, mas encontrava-se - inexplicavelmente - curada. Ainda hoje há milagres – comentou, a concluir, o Papa. Rezemos com fé. E peçamos ao Senhor que aumente a nossa pouca fé.

Fonte:  http://www.news.va/pt

domingo, 19 de maio de 2013

Francisco: "Renovar a efusão do Espírito Santo para anunciar Cristo nas estradas do mundo"

 
Novidade, harmonia e missão: na Solenidade de Pentecostes, assim o Papa Francisco sintetizou a ação do Espírito Santo.

A Praça S. Pedro voltou a lotar depois da vigília da tarde de sábado com os leigos pertencentes a movimentos e novas comunidades, em que o Pontífice falou não só dos desafios do nosso tempo, mas de como os cristãos devem enfrentá-los.

Na homilia desta manhã, ao comentar o texto do Ato dos Apóstolos, Francisco refletiu sobre três palavras relacionadas com a ação do Espírito:

A primeira delas é novidade que suscita. O que é novo causa sempre um pouco de medo, porque nos sentimos mais seguros se somos nós a projetar a nossa vida. E isto acontece também quando se trata de Deus. Muitas vezes, nós O seguimos até um certo ponto; temos medo que Deus nos faça seguir novas estradas, faça sair do nosso horizonte frequentemente limitado, fechado, egoísta.

Mas, em toda a história da salvação, quando Deus Se revela traz novidade, transforma e pede para confiar totalmente Nele: assim fizeram os Apóstolos, antes temerosos e trancados no Cenáculo, que saem corajosamente para anunciar o Evangelho.

“Não se trata de seguir a novidade pela novidade, a busca de coisas novas para se vencer o tédio, como sucede muitas vezes no nosso tempo. A novidade que Deus traz à nossa vida é verdadeiramente o que nos realiza, o que nos dá a verdadeira alegria.”

Francisco pede que nos questionemos: permanecemos abertos às surpresas de Deus? Somos corajosos para seguir as novas estradas ou ficamos na defensiva, fechados em estruturas caducas que perderam a capacidade de acolhimento?

A segunda ação do Espírito Santo é a harmonia: à primeira vista, parece criar desordem na Igreja, porque traz a diversidade dos carismas, dos dons. Mas não, explica o Papa; sob a sua ação, tudo isso é uma grande riqueza, porque o Espírito Santo é o Espírito de unidade, que não significa uniformidade, mas a recondução do todo à harmonia. Quem faz a harmonia na Igreja é o Espírito Santo.

Quando somos nós a querer fazer a diversidade, fechados nos particularismos, trazemos a divisão; e quando fazemos a unidade segundo os desígnios humanos, uniformizamos. Se, pelo contrário, nos deixamos guiar pelo Espírito, a variedade e a diversidade nunca dão origem ao conflito, porque Ele nos impele a viver a variedade na comunhão da Igreja. De fato, uma característica fundamental para cada comunidade e movimento é a eclesialidade. “Os caminhos paralelos são perigosos”, advertiu.

O último ponto é a missão. Diziam os teólogos antigos que a alma é uma espécie de barca à vela; o Espírito Santo é o vento que sopra, impelindo-a para a frente. Sem o seu incentivo, sem a sua graça, não vamos para a frente.

O Espírito Santo nos salva do perigo de uma Igreja autorreferencial, fechada em si; nos impele a abrir as portas e sair para anunciar e testemunhar a vida boa do Evangelho, para comunicar a alegria da fé, do encontro com Cristo. O Espírito Santo é a alma da missão.

O que aconteceu em Jerusalém não é um fato distante de nós, mas que nos alcança e se torna experiência viva. “O Espírito Santo é o dom por excelência de Cristo ressuscitado aos seus Apóstolos, mas Ele quer que chegue a todos.” É o Espírito Paráclito, que dá a coragem de levar o Evangelho pelas estradas do mundo e nos impele para as periferias da existência a fim de anunciar a vida de Jesus Cristo.

E concluiu: “A liturgia de hoje é uma grande súplica que a Igreja com Jesus eleva ao Pai, para que renove a efusão do Espírito Santo. Cada um de nós, cada grupo, cada movimento, na harmonia da Igreja, se dirija ao Pai pedindo este dom. Também hoje, como no dia do seu nascimento, a Igreja invoca juntamente com Maria: Veni Sancte Spiritus… – Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!”.

Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Reunião de equipes da SM 2013.

 
 
Será realizado neste sábado (18), mais uma reunião com os coordenadores de equipes da Semana Missionária 2013 da cidade de João Câmara, no Centro de Pastoral João Urbano às 16hs. Em pauta estarão sendo discutidos e estabelecidos os próximos passos a serem abordados por cada uma das equipes, em preparação para a acolhida e realização de todo o evento entre os dias 16 e 20 de julho.
 
Se você não faz parte de nenhuma equipe, mas tiver interesse em colaborar, sinta-se convidado a participar da reunião.

Fonte: Site do GJSE
 
 

Caminhada da Juventude




A Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de João Câmara/RN, realiza nesta sexta-feira (17), a " Caminhada da Juventude", caminhada que trás como tema “Juventude e Fraternidade”. 


O local de concentração será ao lado da matriz, com saída às 15 horas percorrendo principais ruas do município.
O objetivo é possibilitar aos jovens uma participação ativa e contribuir com seus dons e talentos na comunidade eclesial.


Como parte integrante do projeto a Cáritas Paroquial vem trabalhando nas escolas do município temas como drogas, violência, sexualidade, bullyng, novas tecnologias e Campanha da Fraternidade.




 

Papa Francisco: “Igreja precisa de zelo apostólico, não de cristãos de salão”

 
“A Igreja precisa do fervor apostólico que nos sustenta no anúncio de Jesus”, destacou o Papa Francisco durante sua homilia da Missa na capela da Casa Santa Marta, na manhã desta quinta-feira, 16. O Pontífice também alertou para os “cristãos de salão”, aqueles que não têm coragem de “agitar as coisas já acomodadas”. A missa foi concelebrada pelo Cardeal Peter Turkson e Dom Mario Toso, Presidente e Secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz.

Papa Francisco centralizou sua homilia na figura de São Paulo, aquele que passou a vida “de perseguição em perseguição”, sem nunca se desanimar: “Ele olhava ao Senhor e ia adiante”, disse.

“Paulo incomodava: com sua pregação, com seu trabalho e com o seu comportamento, porque anunciava Jesus. Mas o Senhor quer que nós sigamos adiante, que não nos refugiemos numa vida tranquila, em estruturas senis. Paulo continuava a anunciar, porque tinha em si a atitude cristã de zelo apostólico, sem ser um homem de compromisso”, explicou.

Prosseguindo, Francisco fez uma consideração: “Zelo apostólico não é entusiasmo pelo poder, pelo ‘possuir’. É algo que vem de dentro, que o próprio Senhor quer de nós. O zelo apostólico provém do conhecimento de Jesus Cristo, do nosso encontro pessoal com ele”.

O zelo apostólico, disse ainda, “tem algo de louco, mas uma loucura espiritual, salutar”. E Paulo tinha esta “loucura”.

Entretanto, disse o Papa, na Igreja existem muitos cristãos “mornos”, que não querem se empenhar:

“Existem também os cristãos de salão, né?; aqueles educados, que não são filhos da Igreja com o anúncio e o fervor. Hoje, peçamos ao Espírito Santo que nos dê este fervor apostólico e a graça de incomodar as coisas que são tranquilas demais na Igreja; a graça de irmos às periferias existenciais não só nas terras distantes, mas aqui nas cidades, onde é necessário o anúncio de Jesus Cristo. E se perturbarmos, bendito seja o Senhor. Como disse o Senhor a Paulo: ‘coragem!’”.


Fonte: Canção Nova Notícias 

Da redação do Portal Ecclesia.
 
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Papa vai inaugurar no Rio centro de tratamento a usuários de crack

 
O Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, passa por obras para ganhar uma ala dedicada ao atendimento e tratamento de dependentes químicos. A iniciativa chamou a atenção do papa que incluiu o local no roteiro da visita que ele fará ao Rio em julho.

No dia 24 de julho, Francisco vai conhecer a instituição e inaugurar o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, que terá 65 leitos para internações de até 60 dias. O novo centro estará preparado para receber dependentes em crise, principalmente usuários de crack.

O pontífice fará um breve discurso, no palco que será montado no hospital. Atendendo a uma exigência dele, na primeira fila da plateia ficarão doentes e dependentes químicos em tratamento. Apesar da notoriedade do líder religioso, a cerimônia será simples. Jovens que venceram a luta contra as drogas com o apoio de centros mantidos pela igreja católica vão dar um testemunho.

O Hospital São Francisco de Assis é composto por oito prédios, que pertenciam a Ordem Terceira e passaram por uma grande mudança. A unidade quase fechou e há dois anos é administrada pelo Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Atualmente, são atendidas quatro mil pessoas na emergência e realizadas 500 cirurgias por mês em pacientes do SUS e de planos de saúde.

A Conferência Episcopal Italiana doou R$ 2,6 milhões para a construção do centro, que será um dos legados sociais da Jornada Mundial da Juventude para o
Rio de Janeiro.
 
Fonte G1 RJ

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Abra o seu coração! Semana Missionária 2013

 
 
Você que mora em João Câmara! Acolha um peregrino durante a Semana Missionária 2013! 
 
Vá na secretária paroquial e faça a sua inscrição! 
 
Lhe daremos todo o suporte necessário para que você possa receber bem em sua casa um peregrino durante a SM 2013.