quarta-feira, 31 de julho de 2013

Balanço final da JMJ Rio 2013: público recorde de 3,7 milhões de pessoas em Copacabana



Os resultados alcançados pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) superaram as expectativas, de acordo com dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013. O público presente à missa de envio chegou a 3,7 milhões de pessoas, seis vezes maior que o número de presentes ao primeiro ato central, a missa de abertura (600 mil). O impacto econômico foi expressivo. Os visitantes desembolsaram R$ 1,8 bilhões, segundo números do Ministério do Turismo. Os dados foram divulgados em coletiva à imprensa nesta terça-feira, 30.

No total, mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da JMJ Rio 2013, que contou com eventos em Copacabana, Quinta da Boa Vista, Rio Centro e em diversas paróquias da cidade. A cerimônia de acolhida do Santo Padre, na quinta-feira, 25, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a via-sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira, 26. Na vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na praia de Copacabana.

Foram 427 mil inscrições, de 175 países. Peregrinos inscritos com hospedagens foram cerca de 180 mil, enquanto as vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições chegaram a 356,4 mil.

"Nós vimos Deus agir. Deus atuou no meio de nós. Deus nos surpreendeu. Foi muito além do que planejamos. Temos visto na história como Deus tem atuado. Não tem outra explicação", destacou dom Orani.

Perfil dos inscritos

A JMJ Rio 2013 contou com uma presença massiva de latinos. Os países com o maior número de inscritos foram, respectivamente, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Itália, Venezuela, França, Paraguai, Peru e México. Do total dos inscritos internacionais, 72,7% estiveram no Brasil pela primeira vez e 86,9% nunca haviam participado de uma Jornada.

Foram mais de 70 mil downloads no site oficial da JMJ Rio 2013 e mais de 200 mil acessos. O Facebook recebeu mais de 1,1 milhão de curtidas e o Flickr superou 10 mil downloads.

Entre os peregrinos inscritos, 55% são do sexo feminino; 60% do público tem entre 19 e 34 anos. Foram 644 bispos inscritos, dos quais 28 são cardeais. Além disso, foram 7814 sacerdotes inscritos e 632 diáconos. Para cobrir a JMJ Rio 2013 em 57 países, foram credenciados 6,4 mil jornalistas.

O evento também contou com 264 locais de catequese, em 25 idiomas. Foram 60 mil voluntários, mais de 800 artistas participantes dos atos centrais. Um total de 100 confessionários foram expostos na feira vocacional e no Largo da Carioca e 4 milhões de hóstias produzidas, 800 mil para missa de envio.

A geração de lixo foi inferior a outros eventos que acontecem em Copacabana, como o réveillon. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis, durante a JMJ Rio 2013. O número representa cerca de 10% a menos do registrado na noite do último ano novo.

Experiência de fé

A renovação da fé e da esperança é o principal legado que a JMJ Rio 2013 deixará no coração dos jovens, de acordo com dom Orani. "Os jovens levaram consigo uma experiência de fé, de esperança muito grande. Tenho certeza de que jamais esqueceremos. Os jovens já são protagonistas hoje. O meu coração está muito agradecido", destacou. O arcebispo disse ainda que está sendo viabilizada a criação de um instituto para a juventude que terá a responsabilidade de guardar as experiências da JMJ Rio 2013 e trabalhar pelos jovens.

Entre os vários momentos significativos vividos junto ao Santo Padre, dom Orani destacou dois: a relação de carinho com as crianças e a oração ao Cristo Redentor. "Todas as vezes que nos deslocávamos de helicóptero, o Santo Padre olhava para o Cristo e rezava. Eu que estava atrás dele, pude presenciar várias vezes esses momentos de oração".

A proximidade do Papa com as pessoas traz um testemunho para o mundo de que a Igreja está perto das pessoas, como uma mãe de seus filhos, explicou dom Orani. "A Igreja antes de mais nada anuncia uma boa notícia a todos", disse. Outro legado deixado pela JMJ Rio 2013 foi a atenção do poder público e da mídia para a região oeste, onde está Guaratiba.

A cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora serão entregues à Cracóvia, próxima cidade-sede, apenas em Roma. A tradição é que sejam enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos e no domingo de Ramos do próximo ano, serão entregues aos jovens da Polônia em cerimônia que deverá acontecer em Roma.

Fonte: CNBB

Da redação do Portal Ecclesia
 

Papa escolhe o tema da fraternidade para o Dia Mundial da Paz de 2014


"Fraternidade, fundamento e caminho para a paz", este é o tema do 47º Dia Mundial da Paz, que será celebrado em 1º de janeiro de 2014, o primeiro do Papa Francisco.

De acordo com um comunicado do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, o Pontífice escolheu a fraternidade como tema já que "desde o início do seu ministério como bispo de Roma, destacou a importância de superar a 'cultura do descartável' e de promover a 'cultura do encontro', para caminhar rumo à realização de um mundo mais justo e pacífico".

Diante dos inúmeros dramas que atingem a família humana, como pobreza, conflitos, criminalidade organizada e fundamentalismos, a fraternidade é fundamento e caminho para a paz.

Esses mesmos dramas e a cultura do bem-estar fazem perder o sentido da responsabilidade e da relação fraterna. Os outros, ao invés de nossos 'semelhantes', aparecem como antagonistas ou inimigos e muitas vezes como objetos. Não raramente, os pobres e os necessitados são considerados como um 'fardo', que impede o desenvolvimento. Ou seja, não são mais vistos como irmãos, chamados a compartilhar os dons da criação, os bens do progresso e da cultura.

Como afirmou em várias ocasiões o Santo Padre, é a fraternidade que pode vencer o difundir-se da globalização da indiferença e enraizar-se em todos os aspectos da vida, inclusive na economia, nas finanças, na pesquisa científica e na política.

Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Jovens de João Câmara na JMJ Rio 2013

Na Rodoviária de saída para Lajes do Cabugi




1º Dia de JMJ
Com o Papa Francisco na Cidade da Fé
Com a mãe Aparecida na Cidade da Fé
Andando de metrô
Jovens de João Câmara



Papa põe bola da JMJ em altar durante oração em Igreja de Roma


O Papa Francisco colocou uma bola no altar nesta segunda-feira, 29, ao chegar para rezar diante da imagem de Santa Maria, protetora do povo de Roma, na basília de Santa Maria Maggiore.

O Pontífice já havia rezado no local antes da viagem ao Rio, onde participou da Jornada Mundial da Juventude.

Ele colocou no altar a bola e uma camiseta, que recebeu de jovens participantes da Jornada.

Fonte: G1

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Jornada Mundial da Juventude Rio 2013: o Brasil não vai esquecer!


O Rio de Janeiro, o Brasil, o mundo não vão jamais esquecer esses dias da Jornada Mundial da Juventude na Cidade Maravilhosa. Algo diferente aconteceu, e pudemos notar isso na tarde e na noite de ontem, sábado, na peregrinação dos jovens da Central do Brasil até a praia de Copacabana, que com alegria e cantos, deram vida às ruas da capital fluminense. Muitos peregrinos caminharam em ritmo de batuque de samba, e muitos deles gritavam "Papa, eu cheguei".

Participaram da vigília de oração na noite de sábado, 27, mais de 3 milhões de jovens. Já antes de chegar à praia de Copacabana o Papa postou uma mensagem aos jovens em seu perfil no Twitter: "Queridos jovens, possam vocês aprender a rezar todos os dias: esse é o modo de conhecer Jesus e fazê-Lo entrar na própria vida".

Na parte da tarde, na espera do Papa, foi realizado o "Show do Futuro", com a participação de muitos artistas católicos, entre os quais padre Marcelo Rossi. Os jovens participaram ainda das provas do flash mob que foi apresentado para o Papa neste domingo. É considerado o maior flash mob do mundo.

Embora inicialmente houvesse orientações para que as pessoas não acampassem na praia, os jovens montaram barracas e jogaram na areia de Copacabana seus sacos de dormir. Também a avenida Atlântica foi usada nesta noite como dormitório. Um mosaico de cores, formado por jovens de todas as partes do mundo, na espera da alvorada, do sol do novo dia, da missa celebrada nesta manhã de domingo pelo Santo Padre. 

Mais uma vez Copacabana ficou pequena para receber tantos jovens. Quase uma festa de final de ano no mês de julho na praia mais famosa do mundo.

Nós ouvimos alguns peregrinos que vieram de Minas Gerais que falaram da alegria de estar participando da JMJ no Rio.

Ontem o Papa almoçou com mais de 300 bispos do Brasil e exortou os pastores a se aproximar mais das pessoas para entender melhor seus problemas. Francisco insistiu que os sacerdotes precisam sair de suas sacristias para ir na direção dos fiéis mais marginalizados da sociedade, sob o risco de perdê-los para outras Igrejas. "Simplicidade", disse, é "outra lição que a Igreja deve sempre lembrar". O diretor da sala de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que certamente é o mais longo e estruturado discurso do pontificado de Papa Francisco. "Ele expôs sua visão de Igreja e dos problemas da Igreja de hoje".

O Papa terminou o seu discurso fazendo um apelo para que a Amazônia não seja destruída, dizendo que Deus confiou a floresta ao homem, "não para que a explorasse rudemente, mas para que tornasse ela um jardim".

Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia.
 
 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

AGRADECIMENTOS


Queremos agradecer de coração a todas as pessoas que nos ajudaram a realizar este sonho de está na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro de 23 a 28/07.

Atingimos nossa meta, arrecadamos 6.000,00!!!! Deus seja Louvado!!!

Tirando nossas despesas e pagando nossas inscrições do evento...ainda tivemos um lucro de mais de 3.000,00 para dividir para os 9 jovens.

É claro que tudo com a colaboração de todos, o Povo de Deus, Monsenhor Lucena, Pe. Ivanilson, Pe. Edvan, Grupo Terço dos Homens, a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Comerciantes, feirantes, Presidentes de Sindicatos, Deputados, Expresso Cabral....
enfim a todos que compraram 1 brigadeiro, 1 artesanato, 1 rifa....

Obrigado de coração, estaremos rezando por todos!!!

Que Deus, Nossa Senhora Mãe dos Homens e nosso Patrono São José abençoe a todos!!!!!

Obrigado!!!!!!!!!
 
Anna Paula, Fábio, Luciano, Felipe, Edson, Natalia, Mayara, Ricardo e José de Oliveira
 
 

Os jovens e o Rio esperam o Papa de braços abertos, afirma embaixador do Brasil junto à Santa Sé


A embaixada do Brasil junto à Santa Sé já tem novo embaixador: Denis Fontes de Souza Pinto. Ele está em Roma e viaja no domingo para o Rio de Janeiro para acolher o Papa Francisco. A apresentação de suas credenciais, entretanto, ficará para depois da Jornada Mundial da Juventude.

O responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano e colunista do Portal Ecclesia, padre Cesar Augusto dos Santos, entrevistou o embaixador Denis sobre a expectativa para a Jornada e o seu trabalho em Roma:

"A minha expectativa, e eu acredito que seja a expectativa de todo o povo brasileiro, é uma grande alegria, uma grande felicidade poder ter o Rio de Janeiro, que é a capital do coração de todos os brasileiros, como o destino da primeira viagem internacional do primeiro Papa latino-americano na história da Igreja. É uma enorme satisfação e eu tenho a absoluta certeza que o povo brasileiro e todos aqueles que estiverem no Rio de Janeiro para a Jornada da Juventude estarão de braços abertos esperando o Santo Padre".

Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Organização da JMJ Rio 2013 emite nota oficial com posicionamento sobre custos do evento



"A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 é um evento único, de grandes proporções e se diferencia pelo aspecto humano, já que busca promover reflexões que visam a construção de uma sociedade mais justa e fraterna", diz a nota oficial do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013 com o posicionamento do órgão em relação ao custo do evento que será realizado no Rio de Janeiro na próxima semana, entre os dias 23 e 28 de julho, com a presença de milhares de jovens de várias partes do mundo, e também com a presença do Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano, em sua primeira viagem apostólica internacional.

Segundo a nota, serão gerados mais de 20 mil empregos diretos com a realização do evento, estimando um impacto econômico de mais de meio bilhão de reais. "Para sua realização são necessárias inúmeras parcerias. As fontes de financiamento da JMJ vão desde patrocínios privados a doações de pessoas físicas", afirma.

Para o COL, o custo total da organização do evento ainda está sendo definido e é variável em função do número final de participantes e inscritos. A estimativa do órgão é que o custo fique entre R$ 320 e R$ 350 milhões. "Cerca de 70% desse custo será viabilizado pelas contribuições dos peregrinos, que variam entre R$ 106 e R$ 600. O custo da JMJ é viabilizado também através de doações espontâneas, produtos licenciados que geram royalties para o evento, patrocínios e parcerias", diz a nota.

O Comitê Organizador Local sublinha seus atuais patrocinadores: Bradesco, Itaú, Santander, Ferrero, Estácio, Nestlé, McDonald's e as agências Tam Viagens e Havas. A nota afirma que estes patrocinadores aparecem de diferentes maneiras com investimentos em dinheiro, prestação de serviços e uso de seus produtos no evento. "Até o momento cerca de R$ 20 milhões foram arrecadados entre patrocínios e eventos de arrecadação promovidos pela JMJ (como Feijoada JMJ, coletas, rifas, venda de produtos, etc)".

"A participação do poder público na JMJ Rio 2013 se dará nas questões de sua competência que envolvem a visita de um chefe de Estado, além de questões gerais da realização do evento como logística, mobilidade urbana, segurança pública, transporte, comunicação e assistência ao peregrino. Bem como a disponibilização de espaços para acolher peregrinos", disse a nota em alusão à onda de discussão que se tem gerado pelos possíveis gastos públicos com a vinda do Papa ao Brasil na próxima semana.

Por fim, a nota cita a última Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu em 2011 na Espanha, onde o impacto econômico foi de aproximadamente 920 milhões de reais e foram gerados 3 mil postos de trabalho em Madri e 5 mil no território espanhol. "Soma-se à questão financeira o impacto sobre a imagem do Rio de Janeiro e do Brasil no mundo, gerando um valor econômico, principalmente turístico", conclui o posicionamento. (VH)

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Programação da Semana Missionária


Arcebispo anuncia nomeações


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou, nesta quarta-feira, 17, nomeações de padres para algumas funções, na Arquidiocese de Natal:

Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega – Reitor do Seminário de São Pedro
Pe. Francisco de Assis Fernandes Gomes – Vice-reitor do Seminário de São Pedro e vigário paroquial da Catedral
Pe. Ajosenildo Nunes – Paróquia de Nossa Senhora do Ó – Nísia Floresta
Pe. Fábio Pinheiro Bezerra – Paróquia  de Nossa Senhora Mãe dos Homens – João Câmara
Pe. João Maria do Nascimento  – Coordenação Arquidiocesana de Campanhas
 
 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Papa Francisco chega ao Brasil em uma semana e pronto para cumprir intensa agenda


Em uma semana, o Papa Francisco desembarca no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. Ele ficará quatro dias no Brasil - de 22 a 28 deste mês. É a primeira viagem ao exterior do Papa, que passará um dia em Aparecida, no interior de São Paulo. A programação de Francisco é intensa: visita aos moradores da comunidade da Varginha, conversa com presos e bênção para os doentes de uma instituição mantida por doações.

Francisco será recebido pela presidenta Dilma Rousseff, pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, pelo prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, e pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis. O Papa ficará hospedado na residência do Sumaré e fará os deslocamentos em um helicóptero.

A visita a Aparecida será de apenas algumas horas, no dia 24 (quarta-feira). O Papa celebrará missa, pela manhã, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Antes, fará um passeio de papamóvel nos arredores do santuário. Francisco ganhará de presente uma imagem em cedro de Nossa Senhora Aparecida, de 40 centímetros, do artista plástico mineiro Paulo Henrique Pinto, conhecido como Sodêm.

No dia 25 (quinta-feira), Francisco visitará a comunidade da Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, que foi pacificada. O Papa fará uma celebração na Igreja São Jerônimo Emiliano, abençoará o novo altar e oferecerá um presente à comunidade. Em seguida, irá ao campo de futebol, onde a comunidade estará reunida. No meio do caminho, o Papa deve parar e visitar a casa de uma família.

A primeira celebração na JMJ do Papa será no dia 25, na festa da acolhida, na praia de Copacabana. Francisco abençoará os jovens. No dia seguinte, 26, Francisco conversará com cinco detentos, no Palácio São Joaquim, que é a residência oficial do arcebispo do Rio. Do balcão do palácio, às 12h, o Papa rezará a oração do Angelus.

Alguns dos cartões-postais do Rio serão vistos do alto pelo Papa. Ele vai sobrevoar o Cristo Redentor e o Corcovado no caminho da sua residência no Sumaré, na zona norte do Rio. Um dos momentos, considerados mais emocionantes, será o encontro de Francisco com os jovens, na área campestre denominada Campus Fidei. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 2 mil de pessoas.

Na celebração no Campus Fidei, haverá a liturgia da palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Papa. Francisco responderá e, em seguida, fará a celebração, acompanhado com orações e cantos, troca de presentes e benção. Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte.

A última missa do Papa será no dia 28, às 10h, em Guaratiba. Na ocasião, Francisco anunciará o país que vai sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude. Á tarde, ele tem uma série de compromissos com os organizadores do evento. A previsão é que o Papa deixe o Rio rumo a Roma por volta das 19h.

Fonte: Dom Total

Da redação do Portal Ecclesia
 

domingo, 14 de julho de 2013

Ao Angelus, em Castelgandolfo, Papa Francisco recorda São Camilo de Lélis, modelo do bom samaritano, e pede orações pela JMJ.


Ao meio-dia deste domingo, o esperado encontro do Papa Francisco com a população de Castelgandolfo e os muitos peregrinos que enchiam a praça em frente da residência apostólica, para a oração mariana do Angelus. Em vez de falar da varanda central do palácio, o Papa preferiu dirigir-se à multidão em frente ao portão, que se situa sobre uma parte sobranceira em relação à multidão. Teve assim possibilidade, no final de oração, de abençoar pessoalmente os doentes, as crianças e os idosos. 

Na sua alocução, para além de saudar os presentes, pedindo e assegurando orações, o Papa comentou o Evangelho deste domingo, com a parábola do bom samaritano, que refere a indiferença do sacerdote e do levita – pessoas ligadas ao culto – e sublinha a “compaixão” manifestada pelo samaritano, o único que se ocupou daquele pobre homem gravemente ferido, abandonado na berma da estrada. O exemplo do amor pelo próximo. “Mas por que é que Jesus escolhe um samaritano como protagonista da parábola?” – interrogou-se o Papa. “Porque os samaritanos eram desprezados pelos judeus, por causa de diferentes tradições religiosas. E contudo Jesus faz ver que o coração daquele samaritano é bom e generoso e que… é ele que põe em prática a vontade de Deus, que quer a misericórdia mais do que os sacrifícios”. “Um homem que viveu plenamente este Evangelho do bom samaritano – sublinhou o Papa – foi o santo que recordamos hoje – São Caminho de Lellis, fundador dos “Ministros dos Enfermos” (“Camilianos”), patrono dos doentes e do pessoal dos serviços de saúde”.

“São Camilo morreu a 14 de julho de 1614: precisamente hoje tem início o seu IV centenário, que culminará daqui a um ano”O Papa saudou “com grande afecto” os filhos e filhas espirituais de São Camilo, que “vivem o seu carisma de caridade em contacto quotidiano”, dirigindo-se também, em geral, aos trabalhadores no campo da saúde, a todos deixando uma exortação: “Sede como ele, bons samaritanos! E também aos médicos, enfermeiros e aos que trabalham nos hospitais e casas de saúde, façam votos de que sejam animados pelo mesmo espírito”.

Confiando esta intenção a Nossa Senhora, o Papa Francisco acrescentou uma outra, a JMJ do Rio de Janeiro, para onde partirá daqui a uma semana, mas para onde estão já partindo muitos jovens. “Rezemos por esta grande peregrinação que já começa, para que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, guie os passos dos participantes e lhes abra os olhos para acolherem a missão que Cristo lhes dá”. Depois das Ave-Marias, o Papa declarou-se em união de oração com os Prelados e fiéis da Igreja na Ucrânia, reunidos na catedral de Lutsk pra a Santa Missa de sufrágio por ocasião dos 70 anos dos massacres de Volinia. “Tais actos, provocados pela ideologia nacionalista no trágico contexto da II Guerra Mundial, causaram dezenas de milhares de vítimas e feriram as relações fraternas de dois povos – polaco e ucraniano. Confio à misericórdia de Deus as almas das vítimas. Para os seus povos, peço a graça de uma profunda reconciliação e de um futuro sereno na esperança e na sincera colaboração pela comum edificação do Reino de Deus.
Fonte: Site do Vaticano

Papa vai a garagem ver se padres estão usando carros "modestos"


O Papa Francisco protagonizou nessa quinta-feira, 11, uma visita-surpresa à garagem do Vaticano para verificar se os clérigos católicos estão atendendo a seu pedido para que usem carros "modestos".

A visita do Papa à garagem não era esperada, disse uma fonte vaticana, mas é o reflexo dos recentes comentários do Pontífice sobre o que vê como a ostentação material de certos religiosos. "Meu coração dói quando vejo um padre usando o último modelo de um carro", declarou o Papa no fim de semana.

Na ocasião, ele pediu aos clérigos católicos que usem "carros mais modestos" e dediquem as economias aos pobres. Antes de ser eleito papa, quando era um cardeal em Buenos Aires, Francisco circulava de ônibus pela capital argentina. Ele defende que a Igreja Católica dê mais atenção às parcelas mais pobres da população.

Após a declaração do Papa, o padre colombiano Hernando Fayid decidiu vender seu carro, um Mercedes Bens conversível. Fayid afirmou a uma emissora de televisão local que o automóvel foi um presente de seu irmão.

Fonte: Dom Total

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Solidariedade reconstruirá Capela de São Bartolomeu

Fiéis da Vila Paraíso, que frequentam a capela de São Bartolomeu, da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, na zona norte de Natal, passaram por um susto, na noite do último dia 6. Parte do teto e de uma parede desabaram, logo após a missa.

Segundo o pároco, Padre Inácio Henrique Teixeira, a capela estava em reforma e, por medida de segurança, desde o sábado anterior, as celebrações aconteciam no pátio da capela. "No dia 6, quando cheguei para a missa, às 18h, percebi que havia infiltrações, goteiras e parte do rodateto havia caído. Fiquei preocupado. Mandei fechar todas as portas da capela, para que ninguém entrasse. Iniciamos a missa, no pátio, e, no momento do Salmo, ouvimos um barulho. Era uma placa de gesso que caiu. Fiquei mais preocupado ainda. No final da Oração da Assembleia, resolvi encerrar a missa. Dei a bênção final, mandei todos saírem do espaço e fechamos o portão", relata o pároco.

No local, ficaram apenas o Padre Inácio e a equipe responsável pela capela. Juntos, recolheram todos os bancos para a sacristia. "Quando acabamos, ouvimos um grande estrondo. Era o desabamento. Parte dos tijolos, telhas e vigas caíram onde, antes, as pessoas estavam participando da missa. Graças a Deus, ninguém se referiu", conta o padre.
Por ordem da defesa civil municipal, o que sobrou da estrutura da capela foi totalmente demolida. "Agora, vamos construir uma nova igreja, contando com a unidade de todas as comunidades que formam a Paróquia. Sinto uma enorme solidariedade das comunidades, de outras paróquias, da sociedade", diz, confiante, o Pe. Inácio. Ele adianta que a Paróquia vai abrir uma conta bancária, através da qual as pessoas também poderão contribuir com a construção da nova capela de São Bartolomeu.
Foto: Josenilson Araújo
A capela de São Bartolomeu, após o desabamento. No início da semana, ela foi totalmente demoiida                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

sexta-feira, 12 de julho de 2013

PADRE EDVAN DESPEDE-SE DA PARÓQUIA

   Pe. Edvan, atual administrador paroquial de João Câmara
CRÉDITO: Cacilda Medeiros

 Padre Edvan Araújo de Lucena começa a se despedir das comunidades que formam a Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara. 
No dia 4 de agosto, às 9 horas, ele presidirá a última missa, na Igreja Matriz, como administrador paroquial. Neste mesmo dia, estará rendendo graças a Deus pelos nove anos de vida sacerdotal. No final do mês de agosto, Padre Edvan passará a residir em Roma, onde fará mestrado em Ciências Patrísticas.
 
 
Fonte: Arquidiocese de Natal
 
 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dia de oração pela JMJ

Bom Dia!!!

Hoje é dia nacional de rezar pela JMJ - 
Jornada Mundial da Juventude.

rezemos pelos santo Papa Francisco, pelos Bispos, Padres, pelos jovens do mundo inteiro.

Em especial pelos 9 jovens de João Câmara, que estão lutando para que essa viagem seja abençoada.


Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai




quarta-feira, 10 de julho de 2013

Papa receberá de presente estátua de N. S. Aparecida. A obra é de um artesão mineiro

 
Papa Francisco ganhará uma imagem de Nossa Senhora Aparecida durante sua visita à Jornada Mundial da Juventude, a partir do dia 23 de julho. O presente lhe será entregue no Santuário de Aparecida (SP), mas a imagem virá do Sul de Minas, esculpida por um santeiro de Campanha (MG).

Paulo Henrique Ferreira Pinto, mais conhecido como Sodêm, é escultor há mais de 40 anos. Suas mãos dão dimensão e volume a pedaços de madeira e seu talento cria símbolos da fé dos católicos.

Para formar linhas suaves e delicadas que detalham as formas da imagem, e finalizar a peça, Paulo Henrique usa o que é possível, e até o improvável. "Eu improviso algumas ferramentas com o guarda-chuva, para fazer alguns detalhes", explica.

Assim surgem anjos barrocos, São Judas Tadeu e Jesus Cristo. Mas o forte do artista são as imagens de Nossa Senhora Aparecida, a santa de devoção. Muitas das imagens feitas por Paulo Henrique vão direto para o centro religioso do Brasil, Aparecida, no interior de São Paulo.

Em meio a tantas encomendas feitas pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, ele recebeu há dois meses um pedido especial, que Paulo Henrique nem imaginava qual: "Ele falou que era um pedido especial, que não era pra ficar nervoso", lembra.

A imagem que está em Aparecida é semelhante a que será entregue ao Papa. Também de cedro e com 40 centímetros, ela demorou dois dias para ser feita e os detalhes são os mesmos, tanto nas mãos, quanto no rosto e os anjos aos pés da santa.

Após a encomenda especial, os pedidos para o escultor multiplicaram. "Todo mundo quer a imagem do Papa", conta. E mesmo antes do Papa receber o presente, a gratidão já pode ser vista nos olhos marejados do mineiro, que usa o dom para multiplicar a fé na padroeira do Brasil.

O Papa Francisco visitará o Santuário de Aparecida no dia 24 de julho para a celebração de uma missa na Basílica. Ele chega ao país no dia 22 e fica até 28 de julho, último dia da Jornada Mundial da Juventude.

Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Dom Matias comemora 50 anos de ordenação sacerdotal


A Arquidiocese de Natal celebrará missa em ação de graças, no próximo sábado, 13, às 17 horas, no Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro de Nazaré, em Natal, pelos 50 anos de ordenação sacerdotal do Arcebispo Emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. A celebração contará com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, do clero natalense (padres e diáconos), fiéis em geral e autoridades.
Dom Matias Patrício de Macêdo, hoje com 77 anos de idade, foi ordenado Padre no dia 14 de julho de 1963, pelo então Bispo Auxiliar de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, na Catedral de Natal (hoje, Antiga Catedral). No dia 12 de julho de 1990, ele foi eleito Bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. A sagração episcopal foi no dia 21 de outubro de 1990, tendo como Bispo sagrante Dom Alair Vilar Fernandes de Melo e, como consagrantes, Dom Manuel Tavares de Araújo e Dom Zacarias Rolim de Moura.
Além de Bispo de Cajazeiras, Dom Matias foi bispo de Campina Grande-PB, de 29 de agosto de 2001 até 2003, quando foi eleito Arcebispo de Natal. A posse na Arquidiocese de Natal ocorreu no dia 25 de janeiro de 2004. Ao completar 75 anos, cumprindo o que manda o Direito Canônico, apresentou renúncia ao Papa, que foi aceita em 21 de dezembro de 2011. Mesmo assim, permaneceu à frente da Arquidiocese de Natal, com Administrador Apostólico, até a posse do atual Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, em 26 de fevereiro de 2012.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Terça-Feira - dia de encontro do terço dos homens


Bom Dia Espírito Santo!!!

Bom Dia povo amado de Deus!!


Hoje é terça-feira (09/07), é dia do nosso encontro
na Igreja Matriz as 19hs.


Vamos rezar, louvar e agradecer a Deus e a Virgem Maria pelas maravilhas na nossa vida.


Estamos esperando sua presença!!!


Deus e a Virgem Mãe dos Homens abençoe voce!!

 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Carta de dom Eduardo Pinheiro: 11 de julho, dia de oração pela JMJ Rio 2013


Campo Grande, 7 de julho de 2013.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

"A fé não é refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida".
(Papa Francisco, encíclica "Lumen Fidei")

Com a mesma fé no amor de Deus pela juventude, que nos guiou até aqui, queremos viver este momento ímpar de nossa vida com a JMJ Rio 2013. Ao acreditar que a Jornada é obra divina e, portanto, projeto do coração de Deus para todos nós, renovamos nosso agradecimento a Ele por tão precioso presente. Esta fé fez com que muitos sonhassem a Jornada em nosso meio e se empenhassem na sua construção para o benefício de todos. E é com esta mesma fé que, agora, tão próximos deste Encontro, nos voltamos intensa e coletivamente a Deus agradecendo-lhe por aquilo que já foi construído e vivido, bem como pedindo-lhe renovadas forças, bons resultados e abundantes frutos.

"Nas Jornadas Mundiais da Juventude, os jovens mostram a alegria da fé, o compromisso de viver uma fé sólida e generosa", afirmou-nos o papa em sua recém publicada encíclica. Assim como ele, nós também acreditamos que este é um momento forte de exaltar e viver a verdadeira fé no Senhor que nos chama, nos transforma, nos capacita e nos envia; somente Nele encontramos o sentido, o gosto e a direção da vida. É um momento especial não só para os jovens, mas para toda a Igreja e para o Brasil que a recebe.

Como uma grande família cristã, vamos juntos, no dia 11 de julho, realizar uma bonita corrente de oração em vista da Jornada Mundial da Juventude que acontece, coincidentemente, num contexto brasileiro de manifestação de muitos sonhos juvenis de dignidade, de felicidade, de justiça, de solidariedade, de paz, de um mundo melhor. Há muita coisa no ar! Há muita sede de vida! Há muito discernimento a fazer, projetos a assumir, bens a desenvolver e males a combater.

A oração verdadeira nos aproxima de Deus e dos Seus filhos, nossos irmãos. Rezar, portanto, sustenta nossa relação com Aquele que nos ama por primeiro e gratuitamente, desenvolvendo em nós o precioso dom do Amor que, por mandato divino, se abre para o bem do nosso povo.

Sejamos criativos e endossemos esta iniciativa do "Dia de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013". Reconhecendo as grandes maravilhas operadas por Deus neste tempo de preparação, pedimos a Ele o sucesso no desenvolvimento de tudo aquilo que já foi carinhosamente preparado, a não realização do que for contrário a sua vontade, a nossa abertura de espírito a sua comunicação de amor, os bons frutos que farão parte da nova história de todos nós.

A maternal presença de Maria seja mais intensamente percebida nestes dias e nos auxilie a retornarmos para nossas casas e comunidades com renovado entusiasmo cristão, ardor vocacional, compromisso missionário.

Deus nos abençoe a todos e todas neste tempo de Graça.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Bispo auxiliar de Campo Grande (MS)
Presidente da Comissão Episcopal
Pastoral para a Juventude da CNBB

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Papa Francisco diz que já está se preparando para Jornada Mundial da Juventude


O Papa Francisco afirmou neste domingo que já está se preparando para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Após rezar o Angelus da janela de sua residência para milhares de fiéis e peregrinos presentes na praça São Pedro, o Pontífice mandou um recado especial para os jovens da diocese de Roma que se preparam para ir ao Rio de Janeiro.

"Queridos jovens, eu também estou me preparando! Caminhemos juntos rumo a esta grande festa da fé. Que Maria nos acompanhe", informou a agência de notícias do Vaticano.

Durante a missa deste domingo, Francisco fez menção ainda à encíclica Lumen fidei, iniciada por Bento XVI e publicada na última sexta-feira por ele.

"Para o Ano da Fé, o Papa emérito Bento XVI iniciou esta encíclica. Eu peguei esse projeto e o concluí. Eu o ofereço com alegria a todo o Povo de Deus. Hoje, especialmente, precisamos ir ao essencial da fé cristã, precisamos aprofundá-la e confrontá-la com as problemáticas atuais. Acredito que esta encíclica, pelo menos em algumas partes, poderá ser útil para aqueles que estão à procura de Deus e do sentido da vida".

Fonte: O Globo

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Papa Francisco: "me sinto mal quando vejo um padre com um carro chique"


O Santo Padre encontrou-se na tarde deste sábado, 6 de junho, na Sala Paulo VI, no Vaticano, com os seminaristas, noviços, noviças, e os jovens que estão no caminho vocacional. Em sua reflexão, o Papa Francisco chamou a atenção para um perigo constante, ou seja, a cultura do provisório:

"Eu não culpo vocês. Reprovo esta cultura do provisório que não nos faz bem, pois uma escolha definitiva hoje é muito difícil. Na minha época era mais fácil, porque a cultura favorecia uma escolha definitiva tanto para a vida matrimonial, quanto para a vida consagrada ou sacerdotal, mas nesta época não é fácil uma escolha definitiva. Nós somos vítimas desta cultura do provisório".

O Papa frisou que o chamado é primeiramente uma alegria que não nasce do possuir o último modelo de smartphone, de moto ou carro: 

"Digo realmente a vocês que me sinto mal quando vejo um sacerdote ou uma religiosa com um carro chique. Não pode ser assim! Reconheço que o carro seja necessário, pois nos ajuda a nos mover com facilidade. Comprem um carro mais simples. E se você gostou do carro bonito, pense nas muitas crianças que morrem de fome. Somente isso".

O Santo Padre destacou que a "alegria nasce do sentir-se dizer: Você é importante para mim. É isso que Deus nos faz entender. Ao nos chamar, Deus nos diz: Você é importante para mim, eu te quero bem, conto contigo. Entender isso é o segredo de nossa alegria. Sentir-se amados por Deus, sentir que para Ele não somos números, mas pessoas. Sentir que é Ele quem nos chama. Tornar-se sacerdote, religioso e religiosa não é antes de tudo uma escolha nossa, mas a resposta a um chamado e um chamado de amor".

"Essa alegria é contagiosa. Não pode haver santidade na tristeza", disse o Santo Padre que deu uma forte indicação aos jovens sobre o voto de castidade, "um caminho que amadurece na paternidade e maternidade pastoral":

"Vocês, seminaristas e religiosas consagrem o seu amor a Jesus, um grande amor; o coração é para Jesus e isso nos leva a fazer o voto de castidade, o voto de celibato. Mas os votos de castidade e do celibato não terminam no momento do voto, continua. Quando um sacerdote não é pai de sua comunidade, quando uma religiosa não é mãe de todos aqueles com os quais trabalha, se tornam tristes. Este é o problema. A raiz da tristeza na vida pastoral é a falta de paternidade e maternidade que vem da maneira de viver mal esta consagração, que nos deve levar à fertilidade. Não se pode pensar num sacerdote ou numa religiosa que não são fecundos: isso não é católico! Isso não é católico! Esta é a beleza da consagração: é a alegria, a alegria".

Enfim, o Papa convidou os presentes a saírem de si mesmos para encontrar Jesus na oração e sair para encontrar os outros, e acrescentou: "Eu desejo uma Igreja missionária":

"Deem sua contribuição em favor de uma Igreja assim: fiel ao caminho que Jesus quer. Não aprendem conosco, que não somos mais jovens; não aprendam conosco aquele esporte que nós, os velhos, muitas vezes fazemos: o esporte da reclamação. Não aprendam conosco o culto da reclamação. É uma deusa que se lamenta sempre. Sejam positivos, cultivem a vida espiritual e, ao mesmo tempo, sejam capazes de encontrar as pessoas, especialmente as desprezadas e desfavorecidas. Não tenham medo de sair e caminhar contracorrente. Sejam contemplativos e missionários. Tenham sempre Nossa Senhora com vocês. Rezem o Terço, por favor. Não o abandonem. Tenham sempre Maria em sua casa e rezem por mim, porque eu também preciso de orações, pois sou um pobre pecador".

Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

domingo, 7 de julho de 2013

Reflexão para o XIV Domingo do Tempo Comum

O Evangelho de Lucas proclamado na liturgia deste domingo nos fala do envio, feito por Jesus, de 72 discípulos para prepararem sua chegada a toda cidade e lugar anunciando a Boa Nova.

Sabendo que na concepção rabínica da época havia no mundo 72 nações, podemos entender que o Senhor envia seus discípulos ao mundo todo para prepararem, com suas pregações, sua própria chegada, Ele o grande sinal da presença do Reino entre os homens.

Essa missão tão sublime exige deles atitudes exclusivas como não gastar tempo com cumprimentos pela estrada, confiar apenas na Providência, não levando nada consigo, mas estar desimpedido para desempenhar bem a tarefa e não ter outras preocupações.

Apesar da grandiosidade da missão, o Senhor avisa que eles poderão não ser bem recebidos, e que serão como cordeiros em meio a lobos. Deverão confiar apenas na Providência Divina e no Amor do Pai. 

Irão dois a dois, para cumprir a exigência formal do testemunho de duas pessoas para uma declaração ser válida, além de dar visibilidade ao espírito comunitário, e deverão fazer tudo de modo urgente. 

O dom da paz é o dom do próprio Deus. Como mensageiros de Deus, o discípulos deverão levar a paz a todos que os receberem. Eles são enviados do Senhor! Jesus não os envia para pregar obrigações e desgraças, mas para anunciar que são filhos queridos do Pai, que lhes proporciona o dom mais precioso: a Paz!

Os discípulos voltam com a tarefa cumprida e contam a Jesus como foi realizada. São portadores da alegria, dos sinais da vitória e Jesus lhes diz que viu “Satanás cair do céu, como um relâmpago”. Ou seja, o mundo se tornou mais bonito, mais justo, sem violência, sem sofrimento. 

Também somos enviados pelo Senhor para preparar sua chegada na vida das pessoas. Isso deverá ter prioridade em nossa vida e nada nos deverá dificultar nossa ação. Nossa missão será levar a Paz, a certeza da Presença e do Amor de Deus.

Nosso trabalho de evangelização deverá comportar a pregação da justiça, do perdão, da vitória da vida. Isso nos transformará em exorcistas, não de Satanás personificado, mas daquilo que causa inferno e desgraça na vida das pessoas, todo e qualquer tipo de injustiça, de desamor.

Por outro lado, deveremos saber que ser anunciador da chegada de Jesus de modo algum não nos privilegia nos isentando de sofrimentos e preocupações. Somos companheiros do Senhor em sua “via crucis”. 

No final do Evangelho de hoje, o Senhor nos diz qual deverá ser o motivo de nossa alegria, a alegria do missionário, do discípulo. Deveremos ficar alegres porque o nosso nome foi inscrito no céu!

Padre Cesar Augusto dos Santos, SJ
Colunista do Portal Ecclesia.
Licenciado em filosofia, bacharel em teologia pela PUC Rio e mestre em história pela PUC SP. Realizou a última etapa da formação jesuíta em Alcalá de Henares, na Espanha. Atualmente é o responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano.

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

sábado, 6 de julho de 2013

AJUDE OS JOVENS DE NOSSA PARÓQUIA A IREM PARA JMJ


Paz e Bem!!!

Falta 15 dias para nossa viagem, e  só temos 7 dias uteis para atingir a nossa meta de 3 mil, e ainda nos falta 800,00.

Sua ajuda será bem vinda, voce pode deixar na secretaria paróquial, na Drogaria União, domingo a noite em frente a Igreja Matriz com o grupo. 
A Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28/07
 no Rio de Janeiro, com a presença do Santo Papa Francisco.

Que Deus e Nossa Senhora Mãe dos Homens o abençoe!!!