sexta-feira, 30 de março de 2012

Aniversariante do dia 30/03

.

Hoje, com renovado entusiasmo, a Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de João Câmara,  vem manifestar, mais uma vez, a alegria de tê-lo conosco. O bom pastor que nos ensina no dia-a-dia a alegria de sermos Cristãos. Continuamos no desejo e compromisso de o ouvir atentamente, acompanhar com fidelidade e pedir sempre a Deus que o cubra com suas valiosíssimas bênçãos.

Suas palavras de esperança são capazes de renovar a fé dos que sofrem. Suas orações constantes contagiam e sua firmeza, sabedoria, coragem e sensatez nos indicam sempre o melhor caminho.

Deus ilumine sempre seu caminho!
Parabéns, muita paz, saúde e felicidafdes.

São os votos de todos que fazem parte do seu rebanho na Paróquia de João Câmara .

“E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos” (1 João 5:15).

Domingo de Ramos: dia da Coleta Nacional da Solidariedade

 


No próximo domingo, dia 1º de abril, dioceses, paróquias e comunidades de todo país celebrarão o Domingo de Ramos, dia em que os cristãos de todo o mundo fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.

Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade. O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese.

Em 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, a Campanha da Fraternidade (CF) reflete junto aos seus fiéis temas como a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o texto base da CF 2012, dados do IBGE mostram que enquanto os mais ricos usam a maior parte de seu orçamento com saúde no pagamento de planos privados, os mais pobres têm os remédios como item de maior consumo de seus gastos com saúde.

“Alegrai-vos sempre no Senhor!”!

Para o domingo de Ramos dedicado também a juventude o Papa Bento XVI escreve sua mensagem, lembrando a JMJ de Madrid. "Foi um tempo extraordinário de graça, durante o qual o Senhor abençoou os jovens presentes ali, vindos do mundo inteiro", disse.
Comentando o lema deste dia, o papa disse que "a alegria é um elemento central da experiência cristã”. “Vemos a força de atração que ela tem: num mundo marcado muitas vezes pela tristeza e pela ansiedade, a alegria é um testemunho importante da beleza e confiabilidade da fé cristã."
A mensagem do papa se divide em vários pontos: Nosso coração está feito para a alegria; Deus é a fonte da verdadeira alegria; conservar no coração a alegria cristã; a alegria do amor; a alegria da conversão; a alegria nas provas; Testemunhas da alegria.
O Papa encoraja os jovens “a serem missionários da alegria". “Não é possível ser feliz se os outros não o são – acrescenta -. Por isso, é necessário compartilhar a alegria. Ide contar aos outros jovens vossa alegria de ter encontrado aquele tesouro precioso que é o mesmo Jesus. Não podemos conservar para nós a alegria da fé; para que esta possa permanecer em nós, temos que transmití-la. São João afirma: ‘o que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos para que estejais também em comunhão conosco... E isto vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa’ (1 Jo 1, 3-4).”
E conclui: "Que a Virgem Maria vos acompanhe neste caminho. Ela acolheu o Senhor dentro de si e o anunciou com um canto de louvor e alegria, o Magnificat:" A minha alma engrandece ao Senhor, meu espírito se alegra em Deus meu Salvador "(Lc 1,46-47). Maria respondeu plenamente ao amor de Deus dedicando a Ele a sua vida num serviço humilde e total. Justamente é chamada ‘causa da nossa alegria’ porque nos deu a Jesus. Que Ela vos introduza naquela alegria que ninguém vos poderá tirar”.
Fonte: Zenit

segunda-feira, 26 de março de 2012






Amanhã é terça-feira é dia de Rezar o Terço, em Devoção a Nossa Senhora,meditando os Santos Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Participe, às 19h00 na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

FOTOS DA VISITA DO TERÇO A JANDAÍRA

Momento da entrada

Padre João paulo,Ministras e Coordenador do Terço

Entrada da Imagem de N.Senhora das Graças pelas mãos dos integrantes do terço



Momentos da recepção

O Grupo Legião de Maria e o Terço dos Homens
Fotos da visita que o Grupo Terço dos Homens de João Câmara fez a Paróquia de São José Operário,Padroeiro de Jandaíra,participando da santa Missa neste último domingo. A Coordenação agradece ao Padre João Paulo e aos seus Paroquianos pelo convite e  pela recepção feita ao Grupo.Que o Glorioso São José rogue a Deus por todos nós.

Anunciação do Senhor


Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.

Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).

Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.

Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:

"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

domingo, 25 de março de 2012

Câmara dos Vereadores debatem Campanha da Fraternidades 2012

A Câmara dos vereadores de João Câmara, realizará uma sessão solene nesta segunda-feira (26) as 19 hs, para tratar do tema da Campanha da Fraternidade 2012 - " Fraternidade e Saúde Pública ". 
Na ocasião estará presente o Pe. Ivanilson Alexandrino (responsavel pela area pastoral Nossa Senhora de Nazaré ), fará uma reflexão sobre a situação pública no Brasil e necessidades das pessoas cuidare da saúde preventiva.

O padre Edvan Araújo, administrador da Paróquia Nossa Senhora mãe dos Homens, fará uma reflexão  sobre a CP na Câmara Municipal de Jardim de Angicos na tarde desta segunda-feira(26).

Todos estão convidados !!

TERÇO EM FAMÍLIA.






O Grupo do Terço dos Homens esteve reunido na última sexta-feira rezando o Santo Terço na casa da família de Gustavo.Lá estiveram presentes alguns participantes do Terço os familiares de Gustavo,vizinhos e amigos.No final Gustavo agradeceu à todos pela presença e falou da importância da Oração e do Grupo do Terço em sua vida e pediu também o apoio e o incentivo das famílias,para com os participantes do Grupo.


sábado, 24 de março de 2012

PEREGRINAÇÃO DO GRUPO DO TERÇO DOS HOMENS

Neste domingo (25/03/2012) o Grupo do Terço dos Homens estará fazendo mais uma viagem de Peregrinação, com destino a município de Jandaíra,a saída está prevista para às 17h30 ,de frente a Igreja Matriz de nossa cidade.
Os participantes do Terço que quiserem participar deste momento de Evangelização através da Reza do Santo Terço,estejam  presentes no horário marcado.
A Coordenação solicita que todos os homens estejam com a Camiseta do Terço.

quinta-feira, 22 de março de 2012

PAPA BENTO XVI NOMEIA BISPOS

O Santo Padre, o papa Bento XVI nomeou hoje, dia 21, para bispo da prelazia de São Felix do Araguaia (MT), dom Adriano Ciocca Vasino, transferindo-o da sede episcopal de Floresta (PE). Nomeou ainda bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza (CE), o padre José Luiz Gomes de Vasconcelos e o padre Giovanni Crippa, como bispo auxiliar de Salvador (BA).
Dom Adriano Ciocca é bispo de Floresta desde o dia 2 de maio de 1999. Ele é italiano de Borgosesia, Vercelli. Foi nomeado bispo em 3 de março de 1999, pelo papa João Paulo II. Sua ordenação aconteceu em sua terra natal, em 2 de maio de 1999. Até a 49ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em 2011, era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, como bispo responsável pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no Brasil.
São Felix do Araguaia
A prelazia de São Felix estava vacante desde o dia 21 de setembro de 2011, quando o papa Bento XVI transferiu o bispo prelado, dom Leonardo Ulrich Steiner, para auxiliar a arquidiocese de Brasília (DF). O bispo de Goiás, dom Eugênio Rixen esteve à frente da prelazia como administrador apostólico enquanto o Sumo Pontífice definia quem seria o sucessor de dom Leonardo.
São Felix do Araguaia é famosa, entre outros motivos, por ter tido dom Pedro Casaldáliga como seu primeiro bispo. Dom Pedro, espanhol de nascimento, é conhecido no Brasil e no mundo, por seu trabalho em defesa da vida, da natureza e dos direitos dos menos favorecidos. Foi perseguido durante a ditadura militar que, por cinco vezes, foi alvo de processos de expulsão do Brasil. Sofreu diversos atentados a sua vida, mas prosseguiu lutando, até que, em 2005, com a saúde debilitada, apresentou sua renúncia ao então papa João Paulo II. Dom Pedro é autor de vários livros, como “Creio na Justiça e na Esperança”; “Sonetos neobíblicos, precisamente”; “Espiritualidade da libertação”; “Murais da libertação”; “Ameríndia, morte e vida” e “Orações da caminhada”.
Fortaleza
dom_Jos_Luiz_Gomes_de_VasconcelosA nomeação do monsenhor José Luiz Gomes de Vasconcelos, segundo a Nunciatura Apostólica, acolheu a solicitação do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, de contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar.
Monsenhor José Luiz é atualmente reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco. Nasceu em Garanhuns (PE), em maio de 1963. Estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Desde o ano passado, monsenhor José Luiz é presidente do Regional Nordeste 2 da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).
Salvador
domgiovannicrippaTambém atendendo ao pedido do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, o papa nomeou monsenhor Giovanni Crippa, atualmente pároco da Paróquia Santíssima Trindade, em Feira de Santana (BA), como bispo auxiliar de Salvador.
Monsenhor Crippa é italiano de nascimento (Besana im Brianza – Milão), e é padre desde 1985. É bacharel em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e é mestre e doutor em História da Igreja, também pela Universidade Gregoriana.
Na Itália, monsenhor Giovanni Crippa foi animador missionário e vocacional, em Turim, e membro da Equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata.
No Brasil, foi vigário paroquial da paróquia Santíssima Trindade; Diretor Espiritual do Seminário Santana Mestra e professor na Faculdade Católica, tudo isso em Feira de Santana. Além disso, foi por duas vezes conselheiro da Província dos Missionários da Consolata no Brasil e membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Feira de Santana.
Fonte: CNBB

quarta-feira, 21 de março de 2012

CONVITE


   A Coordenação do Terço dos Homens convida à todo o Grupo à participar da Reza do Santo Terço na casa de nosso Irmão Gustavo ,nesta sexta-feira 23/03 às 19h00,na residência do mesmo, na Rua 29 de outubro.Venha conosco Evangelizar Rezando o Terço nas famílias.

MAIS UMA NOITE DE TERÇO DOS HOMENS




Nesta última terça-feira 20/03,mais uma vez o Grupo do Terços dos Homens se reuniu com a presença de 157 homens para Rezar o  Santo Terço,pedindo a Poderosa Intercessão da Virgem Maria pela União do Grupo e pela Perseverança  na Fé dos nossos Irmãos do Terço.Na oportunidade tivemos a presença da Coordenadora da Capela de N. Senhora das Dores A senhora Rosália Coelho que pediu a colaboração do Grupo na construção da Capela,que está sendo iniciada agora no bairro da Vila Nova.

Hoje tem Missa do Tempo da Graça


Hoje tem Missa do Tempo da Graça, as 19hs na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, e voce é nosso convidado, a louvar e agradecer a Deus, pelas maravilhas qe ele tem feito na nossa vida.



segunda-feira, 19 de março de 2012

Terço dos Homens esteve lá:


Na noite desta segunda-feira (19), o grupo terço dos homens, esteve na comunidade de Morada Nova, participando do encerramento da festa de São José.
No qual queremos parabenizar a todos da comunidades, pela linda festa.

fotos: Anna Paula (pascom) 






ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Nesta semana queremos parabenizar nossos irmãos do Grupo Terço dos Homens pela passagem de seu aniversário.Pedimos à Deus que os cubra de Bençãos e a Nossa Senhora Mãe dos Homens que os Guarde de todo o mal.
Parabéns.

*José Ulimar           18/03

 
*Rogério da Silva    25/03


O GLORIOSO SÃO JOSÉ

 


Não obstante o recolhimento e a natural introspecção próprios do tempo quaresmal, a Santa Igreja abre um sublimíssimo parêntese em tempo tão austero para celebrar a santidade de José, a quem Deus concedeu a guarda dos seus mais preciosos tesouros: o Verbo encarnado e Maria Santíssima, sua Mãe.
Apesar das lacônicas menções bíblicas sobre tão excelsa figura, os Santos Padres enxergaram em José do Egito, cuja história pode ser conhecida no livro do Gênesis, entre os capítulos 37 a 48, uma prefiguração daquele que legou a Jesus a descendência davídica; e dos evangelhos canônicos mostrarem dele uma personalidade profunda e totalmente silenciosa, pois entra e sai da Escritura sem pronunciar uma palavra, ninguém jamais poderá negar a eloqüência admirável do seu testemunho e a largueza de sua justiça, virtude mor de sua pessoa, visto que justiça na Escritura identifica-se com santidade. Naturalmente, deveria brilhar sobremaneira em tal virtude aquele que, por eleição divina, tornar-se-ia na terra, o “pai do filho de Deus”.
Considerando a beleza desta vocação paternal de São José, para muito além de ser o pai terreno de Jesus está o fato admirável de São José ter sido com a Virgem Maria a primeira testemunha de todas as profecias e anseios messiânicos do Antigo Testamento. Disse no século XII o grande São Bernardo de Claraval: “José pôde ver com seus próprios olhos, segurar em seus braços e cobrir de beijos aquele que tantos reis e profetas desejaram ver e não viram jamais”. Estas palavras mostram como desde muito cedo, grandes homens como Bernardo e também mulheres como Santa Teresa d’Ávila, que viveu no século VXI e foi a grande difusora do culto josefino pela Europa, percebiam que a pessoa de São José teve presença indispensável na realização dos planos de Deus para a redenção do homem.
Igualmente, grandes teólogos e papas escreveram sobre o eminente patriarca e lhe enriqueceram com altos privilégios, como o Papa IX, que em 8 de dezembro de 1870, o declarou Patrono universal da Igreja. Seria impossível, portanto, elencar aqui o número admirável de personalidades histórico-teológicas que se ocuparam da figura cativante do esposo da Virgem, o número de igrejas, dioceses, paróquias, congregações religiosas, cidades e ainda o número admirável de pessoas que possuem, por nome batismal, o belo e forte José.
Na piedade e devoção do nosso querido povo, não haveria de ser diferente, o Carpinteiro de Nazaré, ao lado de Nossa Senhora é figura de primeira grandeza. Que o digam as procissões que em 19 próximo realizam-se por toda parte.
Tal manifestação está carregada de sentido teológico e espiritual, pois Igreja nesta terra é um povo imenso que avança em procissão à Cidade de Deus, a Jerusalém Celestial (Ap 7,1-12). Assim pois, as procissões têm um profundo significado de antecipar simbolicamente o mistério último da Igreja que é a peregrinação até o céu; peregrinação esta, que os santos, como José, já completaram e nos estimulam ao não desfalecimento em tão árduo caminho, como o foi outrora o caminho do povo de Deus nas Sagradas Escrituras onde encontramos momentos singulares nos quais se deram famosos cortejos. A marcha do êxodo foi a procissão por excelência. Lemos nos primeiros capítulos do livro dos Números como o próprio Deus ordenou o modo como se devia realizar tais séquitos. Merece lembrança especial a fuga da Sagrada Família para o Egito, em que o próprio São José empreendeu a procissão da obediência e da fidelidade aos planos de Deus (cf Mt 2, 13-23).
Diante de tanto valor simbólico e espiritual, devemos renovar os ânimos para bem viver as festas que se aproximar e fazer valer ainda mais a nossa devoção a São José pela imitação de suas virtudes. Este será o fruto mais excelente da mais verdadeira devoção.
Por fim, aproveitemos o tempo para fazer com que as festas vindouras sejam um profundo ato de agradecimento ao Senhor pela fé tão preciosa que nós herdamos e que sabe reconhecer o valor dos homens e mulheres escolhidos por Deus para realizarem em suas vidas a sua santíssima vontade. Estes jamais serão esquecidos como atesta a força sempre nova da Palavra do Senhor: “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2, 17).

Glorioso São José, rogai por nós.

Pe Jailton - Diretor Espiritual do Seminario de São Pedro

Missa do tempo da graça

Quaresma é tempo de ouvir Deus e esmagar tentações, destaca Papa


AP
Papa Bento XVI pediu também aos fiéis que rezem por sua viagem ao México e Cuba

Nesta 4º Domingo de Quaresma, 18, o Papa Bento XVI fez a oração do Angelus aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, destacando que a Quaresma é um caminho com Jesus através do ‘deserto’, isto é, “um tempo para escutar mais a voz de Deus e também esmagar as tentações que falam dentro de nós”.

Ao horizonte deste deserto, salienta o Papa, se aproxima a Cruz. “Jesus sabe que essa é o auge de sua missão: de fato, a Cruz de Cristo é o ápice do amor, que nos doa a salvação”, reforça.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Angelus do Papa Bento XVI – 18/03/2012


“Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele”, diz o Evangelho de João (3,17). Santo Agostinho explica que assim como o médico vem para salvar o doente, e aquele que não segue sua prescrição se arruína sozinho, Jesus Cristo veio ao mundo e, assim, quem não quer ser salvo por Ele será julgado por si mesmo.

“Assim, se infinito é o amor misericordioso de Deus, que chegou ao ponto de dar seu Filho único em resgate a nossa vida, grande é também a nossa responsabilidade: cada um, de fato, deve reconhecer que é doente, para poder ser curado; cada um deve confessar o próprio pecado, para ter o perdão de Deus, já doado sobre a Cruz, possa ter efeito sobre seu coração e sobre sua vida”, ressalta o Santo Padre.

Bento XVI destaca que às vezes o homem ama mais as trevas que a luz, porque é atacado por seus pecados. Mas somente abrindo-se à luz, somente confessando sinceramente as próprias culpas a Deus, que se encontra a verdadeira paz e a verdadeira alegria.
Viagem ao México e Cuba
No fim da oração do Angelus, o Pontífice pediu que os fiéis rezassem por sua viagem ao México e Cuba que começará na sexta-feira, 23.

 “Confiamos esta viagem à intercessão da Beata Virgem Maria, tão amada e venerada nestes dois países que vou visitar”, disse.
 
 
Fonte: www.cancaonova.com

sexta-feira, 16 de março de 2012

CONVITE DE MISSA

       

 A Coordenação do Grupo do Terço dos Homens convida à todos à participarem da Santa Missa,neste domingo 18/03/2012,na Igreja Matriz de nossa Paróquia às 7h00.Lembramos aos participantes do Terço que a Liturgia da Missa é da responsabilidade do Grupo e pede a presença de todos.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012


FOTOS DA VISITA À COMUNIDADE DE SERRINHA


















 Em visita à Comunidade de Serrinha,na última quinta-feira,o Grupo Terço dos Homens se fez presente com 37 participantes,levando Evangelização através da reza do Santo Terço na Festa do Padroeiro São José daquela comunidade .A Coordenação agradece à todos da Comunidade pelo convite e pela acolhida ao Grupo.