segunda-feira, 30 de setembro de 2013

FOTOS DA 4º MOTO ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS

  



MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO TERÇO DOS HOMENS.
 
FOTOS: ANNA PAULA E JULIANA (PASCOM)

 










João Paulo II e João XXIII serão canonizados no dia 27 de abril de 2014


Nesta segunda-feira (30), Papa Francisco anunciou a data da canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII para o dia 27 de abril de 2014, segundo domingo do tempo pascal e Domingo da Divina Misericórdia, celebração que foi instituída pelo próprio Papa João Paulo II. 
A data foi anunciada com a realização do consistório ordinário público que aconteceu hoje no Vaticano e tinha como proposta aprovar as causas de canonização dos pontífices, e contou com a presença dos cardeais que estavam Roma.
Papa Francisco justificou em julho que a decisão de unir no mesmo dia a canonização dos seus dois predecessores seria para a Igreja uma mensagem. "Fazer a cerimônia de canonização dos dois juntos quer ser uma mensagem para a Igreja: estes dois são bons, eles são bons, são dois bons", disse.
Francisco reconheceu oficialmente em julho o segundo milagre atribuído ao Papa João Paulo II, depois de ter recebido o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos. No mesmo dia, Francisco aprovou a canonização de João XXIII, falecido há 50 anos, após ter recebido o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos, dispensando o reconhecimento de um novo milagre.
Karol Jozef Wojtyla foi eleito Papa no dia 16 de outubro de 1978. Nasceu em Wadowice (Polônia), em 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano a 2 de abril de 2005.
João Paulo II foi considerado peregrino do amor e mensageiro da paz, durante os quase 27 anos de pontificado. Ele escreveu 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas, 11 Constituições Apostólicas e 45 Cartas Apostólicas.
Em seu pontificado, fortaleceu a fé da Igreja promulgando o Catecismo da Igreja Católica. Promoveu um intenso itinerário de vida espiritual com o Ano da Redenção, o Ano Mariano, o Ano da Eucaristia e o Jubileu do Ano 2000 e criou as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), aproximando a Igreja dos jovens. 
O primeiro milagre do Papa João Paulo II foi o da irmã francesa Marie Simon-Pierre, com o desaparecimento da doença de Parkinson na religiosa repentinamente, com o qual se iniciou o processo de canonização de João Paulo II. Ele foi proclamado beato pelo Papa emérito Bento XVI no dia 1º de maio de 2011, na Praça de São Pedro.
A Igreja Católica celebra a memória litúrgica de João Paulo II no dia 22 de outubro, data que assinala o dia de início de pontificado do papa em 1978.
Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII, nasceu em 1881 na localidade de Sotto il Monte, Bérgamo, onde foi pároco e professor no seminário, secretário do bispo e capelão do exército durante a I Guerra Mundial.
João XXIII iniciou a sua carreira diplomática como visitador apostólico na Bulgária, de 1925 a 1935; foi depois delegado apostólico na Grécia e Turquia, de 1935 a 1944, e Núncio Apostólico na França, de 1944 a 1953.
Em 1953, Angelo Roncalli foi nomeado patriarca de Veneza e no dia 28 de outubro de 1958 foi eleito Papa, sucedendo a Pio XII.
Foi João XXIII, considerado um papa de transição, que aos 77 anos, resolveu “arejar” a Igreja e promoveu grandes mudanças nela, convocando o Concílio Vaticano II.  
João XXIII foi declarado beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de setembro de 2000. 

Fonte: Redação A12

 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CNBB divulga cartaz e os subsídios da Campanha da Fraternidade 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”

Os subsídios da Campanha da Fraternidade 2014 já estão disponíveis nas Edições CNBB. São diversos materiais como o manual, texto base, via sacra, celebrações ecumênicas, folhetos quaresmais, CD e DVD, banner, cartaz, entre outros. Com o objetivo de trabalhar os conteúdos da campanha nas escolas, foram produzidos também subsídios de formação voltados aos jovens do ensino fundamental e médio, além de encontros catequéticos para crianças e adolescentes.
O cartaz da CF 2014 traz o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), disponível para download.

Entenda o significado do cartaz:

1-O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítima que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.

2-Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.

3-As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime, e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.

4-A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos.

 (Fonte: CF 2014).

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AINDA TEMOS A CAMISA DA 4º MOTO ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS


Será realizado no dia 29/09, a 4º Moto Romaria do Terço dos Homens com destino ao Santuário de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz, em comemoração aos 9 anos de existência do grupo na paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de João Câmara.
Com saída as 6:00hs em frente a Igreja Matriz, as 10:00hs haverá a Santa Missa no Santuário, e retornando as 14:00hs.

Estão sendo vendidas as camisas ao preço de 25,00, e pode ser adquirida na secretaria paroquial, drogaria união e LL moto peças.
Quem não tiver moto e desejar participar do evento, haverá ônibus ao preço de 30,00.






quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CAMPANHA DE ARRECARDAÇÃO DE BRINQUEDOS


 No próximo domingo 29/09, estaremos realizando a 4º Moto 

Romaria com destino ao Santuário de Santa Rita de Cássia 

na cidade de Santa Cruz/RN. Gostaríamos de contar com a

 sensibilidade e ajuda de todos os participantes do evento 

para realização de uma CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO

DE BRINQUEDOS.
.
Colabore levando brinquedos novos ou usados 


(em bom estado de conservação) a um dos postos de coleta.

 ( secretaria paroquial, drogaria união e LL moto peças ).

 
Faça um dia das crianças mais feliz!

 

Audiência Geral: "O mundo precisa de unidade e reconciliação. O cristão morda sua língua antes de difamar"


  Mais de 80 mil fiéis lotaram a Praça S. Pedro na manhã desta quarta-feira para a Audiência Geral com o Papa Francisco.
Em sua catequese neste Ano da Fé, o Pontífice falou da Igreja “una”, como confessamos no Credo. Se olharmos para a Igreja Católica no mundo, disse o Santo Padre, descobrimos que ela compreende quase 3.000 dioceses espalhadas em todos os continentes. Mesmo assim, milhares de comunidades católicas formam uma unidade – unidade na fé, na esperança, na caridade, nos Sacramentos e no Ministério.
“Onde quer que estejamos, mesmo na menor paróquia no ângulo mais remoto desta Terra, há uma única Igreja; nós estamos em casa, somos uma família, estamos entre irmãos e irmãs. E este é um grande dom de Deus! A Igreja é uma só para todos. Não há uma Igreja para os europeus, uma para os africanos, uma para os americanos, uma para os asiáticos, uma para quem vive na Oceania, mas é a mesma em todos os lugares.”
Como exemplo dessa unidade, o Papa então citou a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro: “Naquela multidão sem fim de jovens na praia de Copacabana, ouviam-se falar tantas línguas, se viam tantos rostos com traços diferentes, e mesmo assim havia uma profunda unidade, se formava uma única Igreja”.
Devemos nos perguntar, disse ainda Francisco, se sentimos e vivemos esta unidade ou “privatizamos” a Igreja para nosso grupo, nossa nação e nossos amigos. “Quando ouço falar de cristãos que sofrem no mundo, fico indiferente ou sinto-o como se sofresse um da minha família? É importante olhar para fora do próprio recinto, sentir-se Igreja, única família de Deus!”
Às vezes, constatou o Pontífice, surgem incompreensões, conflitos, tensões, divisões que ferem a Igreja. “Somos nós a criar dilacerações! E se olharmos para as divisões que ainda existem entre cristãos, católicos, ortodoxos, protestantes....sentimos a fadiga de tornar plenamente visível esta unidade. É preciso buscar, construir a comunhão, educar-nos à comunhão, a superar incompreensões e divisões, começando pela família, pelas realidades eclesiais, no diálogo ecumênico. O nosso mundo necessita de unidade, de reconciliação, de comunhão e a Igreja é Casa de comunhão. Antes de fazer intrigas, um cristão deve morder a própria língua.”
A unidade da Igreja, porém, não é primariamente fruto do nosso esforço por vivermos de acordo e unidos; o motor desta unidade é o Espírito Santo, que faz a harmonia na diversidade.
“Por isso é importante rezar”, concluiu Francisco: “Peçamos ao Senhor que nos faça cada vez mais unidos e jamais nos deixe ser instrumentos de divisão. Como diz uma bela oração franciscana, que levemos amor onde há ódio, o perdão onde há ofensa, união onde há discórdia”.

Fonte: Rádio Vaticano

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Homenageados pelo grupo


Pe. Fábio Pinheiro - Pároco de João Câmara, e representou o Monsenhor Lucena

Ex-coordenador Emanuel Ferreira, e representou o Pe. Edvan

Ex-coordenador José Aldo Monterio

 Ex-coordenador Fábio Adriano 

Ex-coordenador Magno Faustino

Colaborador Josenildo (Nildo)

Coordenador do Terço dos Homens Diocesano - João Maria Alves Pinheiro

Colaborador Jocelino Mola

Pregador do Grupo - Antônio Januário

Colaboradora Vanessa Silva

Colaboradora Solange Nunes

Colaborador Waldir Barbosa

Coordenadora da Pascom - Lígia Bandeira

Dedé representando seu irmão Junior Jesus 


 Deputado Estadual - Tomba Farias

Colaboradora - Ana Neri

Vereador Maurício Caetano, representou também o Prefeito Vavá 

Colaboradora - Anna Paula Câmara



domingo, 22 de setembro de 2013

Fotos da Missa em Ação de Graças pelos 9 anos do Terço dos Homens de João Câmara

 

Credito das fotos: Anna Paula, Juliana, Fábio e Marcos Montoril.
 

Papa na Sardenha: "Maria, doe-nos o seu olhar e nos proteja de quem nos promete ilusões"

  “Maria, doe-nos o seu olhar” – foi o que repetiu várias vezes em sua homilia o Papa Francisco na missa realizada esta manhã na praça diante do Santuário de Nossa Senhora da Candelária, na cidade de Cagliari, na ilha da Sardenha.
Em Cagliari, como em toda a Sardenha, notou o Pontífice, não faltam dificuldades, problemas e preocupações: de modo especial, o Papa citou o desemprego e a situação de precariedade de muitos trabalhadores e, portanto, a incerteza do futuro.
Diante dessas situações de pobreza que a ilha enfrenta, o Pontífice garantiu sua solidariedade e sua oração, ao mesmo tempo em que pediu o empenho das instituições – inclusive da Igreja – para garantir às pessoas e às famílias os direitos fundamentais.
“Vim em meio a vocês para colocar-me aos pés de Nossa Senhora que nos doa o seu Filho”, assim como fizeram e fazem gerações de sardos, muitos dos quais foram obrigados a emigrar em busca de um trabalho e de um futuro para si e para sua família.
“Vim em meio a vocês, ou melhor, viemos todos juntos para encontrar o olhar de Maria, porque nele está refletido o olhar do Pai, que a fez Mãe de Deus, o olhar do Filho da cruz, que a fez nossa Mãe. E com aquele olhar hoje Maria nos olha. Precisamos do seu olhar de ternura, do seu olhar materno que nos conhece melhor do que ninguém, do seu olhar repleto de compaixão e cuidado. Maria, doe-nos o seu olhar”, repetiu várias vezes o Santo Padre, porque este olhar nos leva a Deus, que jamais nos abandona.
No caminho, muitas vezes difícil, disse Francisco, não estamos sós, somos muitos, somos um povo, e o olhar de Nossa Senhora ajuda a olhar-nos entre nós de modo fraterno. “Olhemo-nos de modo mais fraterno!”, pediu o Pontífice, recordando que existem muitas pessoas que instintivamente consideramos de menor valor e que, ao invés, são as que mais necessitam: os mais abandonados, os doentes, os que não têm do que viver, os que não conhecem Jesus, os jovens em dificuldade e que não encontram trabalho. “Não tenhamos medo de sair e olhar para nossos irmãos com o olhar de Maria. E não permitamos que algo ou alguém se coloque entre nós e o olhar de Maria.”
E o Papa concluiu: “Que ninguém esconda de nós este olhar! Que o nosso coração de filhos saiba defendê-lo dos que nos prometem ilusões, promessas que não se podem cumprir. Mãe, doe-nos o seu olhar!”
No final da comunhão, Francisco pronunciou o ato de consagração diante da imagem de Nossa Senhora, depositando uma coroa de flores.
E antes oração do Angelus, agradeceu a todos os que colaboraram para organizar esta visita, confiando-os à proteção de Nossa Senhora da Candelária. “Neste momento, penso a todos os inúmeros santuários marianos da Sardenha: esta terra tem um forte elo com Maria, um elo que expressam em sua devoção e cultura. Sejam sempre verdadeiros filhos de Maria e da Igreja, e demonstrem-no com a vida, seguindo o exemplo dos santos!”

Fonte: www.news.va/pt/new

sábado, 21 de setembro de 2013

Missa em Ação de Graças pelos 9 anos do Grupo Terço dos Homens



Convidamos a todos os integrantes do Grupo Terço dos Homens da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de João Câmara e toda a comunidade para participar da Missa em Ação de Graças pelos 9 anos do Grupo Terço dos Homens, será realizada neste sábado 21/09/2013, as 19hs na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Celebrante será o Pe. Fábio Pinheiro.




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Fotos da reunião da festa da padroeira


Na noite de quarta-feira (15/09), foi realizada a primeira reunião da Festa da Padroeira de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que será realizada de 10/11 a 08/12. este ano será a 1º festa do Pe. Fábio Pinheiro como administrador paroquial de João Câmara.
Estiveram presentes na reunião os coordenadores de capelas, pastorais, grupo, movimentos e fieis que desejam colaborar.

Algumas metas já foram traçadas como: Cavalgada de Nossa Senhora dia 15/11, Jantar de Nossa Senhora dia 07/12, Peregrinações pelas capelas da sede e das comunidades de 10 a 27/11, durante o novenário de 28/11 a 07/12 haverá quermesse, bazar, artigos religiosos e artesanato.

Este ano será resgatado os afilhados e a noite dos camaraenses ausentes.


Credito: Maria de Nova (Pascom)