Sobre o Grupo

RELATO DA INSTITUIÇÃO E CRIAÇÃO DO TERÇO DOS HOMENS, SEU FUNDADOR E SEUS PRIMEIROS COORDENADORES


A HISTÓRIA:

Ao procurar informações sobre a criação e formação do GRUPO TERÇO DOS HOMENS,  no âmbito da paróquia de NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS da cidade de João Câmara logo após a sua posse em 08 (oito) de novembro do ano de dois mil e onze, surpreendeu-se ao encontrar apenas um livro de ATAS com dois simples relatos. Diante do fato, descobriu-se a obrigatoriedade de se resgatar a verdadeira historia e sua real criação, seu fundador e os seus primeiros membros, com a proteção e benção de Nossa Senhora Mãe Santíssima iniciaremos esta busca.

O CAMINHO


No dia 10 (dez) do mês de janeiro do ano de dois mil e doze, Eu, devoto de Nossa Santíssima Mãe, iniciei um trabalho de garimpagem das informações desta nobre tarefa e o meu primeiro passo, foi visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, justamente no dia da recitação do Santo Terço, onde eu poderia encontrar informações necessárias e encontrei o devoto, FÁBIO ADRIANO FLORÊNÇO, que me foi apresentado como ( O FUNDADOR ), e o primeiro coordenador do GRUPO TERÇO DOS HOMENS, que me fez o seguinte relato.


O RELATO

No ano de dois mil e quatro o irmão e devoto nos relatou que já fazia um trabalho de recitação do santo Terço nas comunidades e no Hospital Regional de nossa cidade com o objetivo de evangelizar, segundo suas próprias palavras e o fazia solitáriamente, foi então que ocorreu um encontro entre o Padre Edvan Araújo de Lucena e devoto Fábio Adriano Florenço, deste encontro, surgiu o convite para a criação de um grupo para recitação do Santo Terço, convite aceito. Pois já existia um indicativo e uma ideia de evangelização pela Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, através de um movimento de oração, assim foi criado o movimento denominado ( GRUPO TERÇO DOS HOMENS ), já existente em outras paroquia com a aprovação da Arquidiocese.

O INICIO:

Portanto no dia 21 (vinte e um) do mês  de setembro do ano de dois mil e quatro, deu-se inicio na Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens da cidade de João Câmara numa Terça-feira as 18h00min horário local a primeira recitação do Santo Terço nas dependências da Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, com os seguintes participantes: Fábio Adriano Florenço na qualidade de primeiro coordenador nomeado, juntamente com seus 2 (dois) membros, os devotos Edcarlos Teixeira de Oliveira e Antonio Ventura convidados que foram pelo então coordenador. A partir de então se deu inicio a recitação do santo terço nos dias e horários de sua primeira de sua primeira recitação até os dias de hoje.


OS PERÍODOS:

PRIMEIRO

Nos anos de dois mil e quatro, dois mil e cinco, e dois mil e seis, a recitação do Santo terço ocorreu sempre obedecendo as datas iniciais,, tendo como coordenador Fábio Adriano Florênço, durante este triênio foi convidado diversos cidadãos de nossa comunidade, alguns deles ainda continuam até hoje recitando e participando do grupo. Neste período não ocorreram mudanças significativas. Já próximo ao encerramento deste triênio o então coordenador começava mostrar a necessidade de uma alternância na coordenação.

SEGUNDO

Neste período deu-se inicio a transição e mudança na coordenação do GRUPO TERÇO DOS HOMENS, não pela iniciativa dos membros, mas, por necessidade pois o então coordenador precisava cumprir cronograma de viagens de caráter particular e pela inspiração de Nossa Mãe Santíssima, numa destas viagens mais precisamente numa terça-feira dia vinte e um de agosto do ano de dois mil e sete, o jovem Antonio Magno Faustino, que passava em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, entrou e começou a recitar o Santo Terço juntamente com membros que recitavam naquele momento, devotos Antonio Ventura e Edcarlos Teixeira de Oliveira e mais alguns membros, na terça-feira seguinte ao chegar pra recitação verificou o fundador e coordenador não estava presente e por iniciativa própria assumiu a coordenação, no dia vinte e oito de agosto do ano de dois mil e sete, inicialmente, recebeu a ajuda e orientação do então Diácono Martins de Carvalho que lhe mostrou os passos da recitação, mas, faltava-lhe a permissão oficial do administrador da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Padre Edvan Araújo de Lucena e no mês de setembro do mesmo ano recebeu a permissão oficializada e tornou-se o segundo coordenador do ( GRUPO TERÇO DOS HOMENS ), até os vinte e oito dias dos mês de dezembro de dois mil e nove. Em sua gestão foram criados alguns eventos e participações em movimentos da Igreja Matriz, como confraternizações do grupo, arrecadações de alimentos e roupas para distribuições com pessoas carentes da comunidade, instituiu a criação da camisa padrão para o grupo, livro de presença, ministério de musica João Paulo II, grupo de apoio e a participação do grupo na organização da festa da padroeira e outros eventos. Ao envolver os cidadãos da comunidade nestas participações houve um aumento significativo de devotos para recitação do Santo Terço, homens que não frequentavam a igreja passaram a frequentar e a recitar o Santo Terço, pode-se considerar um período de afirmação do grupo.


TERCEIRO

Neste período deu-se inicio a escolha dos coordenadores através da assembleia presencial e por aclamação do grupo de devotos presentes, assim se deu a escolha do irmão JOSÉ ALDO MONTEIRO, no dia vinte e nove do mês de dezembro do ano de dois mil e nove, foi apresentado a assembleia como candidato para um período de dois anos e aprovado por maioria dos presentes e de imediato foi empossado pelo então coordenador ANTONIO MAGNO FAUSTINO, de acordo com o relato escrito em um livro de ata existentes. no inicio de sua gestão a frente do GRUPO TERÇO DOS HOMENS, o coordenador José Aldo Monteiro manteve a mesma dinâmica de evangelização, porém,. aconteceu algumas mudanças na recitação  do Santo Terço, foi aplicado uma maneira mais participativa nos mistérios recitados, para cada mistério era convocado um membro do grupo a recitar e pode-se observar que os novos irmãos que participavam pela primeira vez da recitação eram apresentados  no momento a todo o grupo e saudados. neste período foi criado o 1º passeio Motociclista ao Santuário de Santa Rita de Cássia, sugerido pelo administrador paroquial e implantado de uma maneira participava  por toda a comunidade no ano de dois mil e dez, e no ano seguinte este passeio teve seu nome substituído  passando a ser chamado de Moto Romaria. Observou-se também que nas tomadas de decisões de interesse do grupo, algumas inovações foram implantadas na maneira de evangelização agindo assim, houve um aumento significativo no numero de devotos nesta gestão, em verdade o livro de presença confirma este fato. porem já proximo do final de seua gestão o então coordenador José Aldo Monteiro apresentou ao administrador paroquial Padre Edvan Araújo de Lucena uma carta de renuncia que foi apresentado a todo o grupo, diante de tal decisão se fez nescessario encontrar um nome para uma possivel transição, o grupo reuniu seus menbros e devotos por inspiração de Nossa Senhora foi escolhido o nome do devoto EMANUEL DE FRANÇA FERREIRA, que aceitou o convite e coordenou o grupo no periodo de junho a dezembro do ano de dois mil e onze como coordenador interino do grupo.

A TRANSIÇÃO

O coordenador interino assumiu com uma missão especifica, encontrar entre os devotos do Santo Terço um membro capaz de manter e ampliar o grupo com novas maneiras de participação aglutinando cidadãos da comunidade que estão distantes da Igreja e de Nossa Senhora através de um ambiente de oração venham recitar o Santo Terço. Com os mais de cento e cinquenta membros existentes neste ano de dois mil e onze, e esta nobre tarefa foi cumprida com a apresentação de dois nomes para compor a coordenação e vice coordenação, os devotos FRANCISCO CANINDÉ GUILHERME e MARCELO TORQUATO DA SILVA,  que no dia oito de novembro do ano de dois mil e onze foram apresentadas a assembleia do grupo. A partir de então, as decisões que forem tomadas, planejadas e executadas pela coordenação e suja equipe de apoio devem consta em ATA de acordo com a determinação do regimento do grupo. Assim, terminamos o nosso relato, que Nossa Mãe Santíssima projeta todos que contribuíram com esta nobre tarefa...

CONFIRMAÇÃO E APROVAÇÃO:

O administrador paroquial e todo o grupo formado na gestão do devoto FRANCISCO CANINDÉ GUILHERME , aprovaram e confirmaram este RELATO, afirmando a veracidade dos fatos apresentados e sua divulgação, que NOSSO SENHOR JESUS CRISTO abençoe a todos.