terça-feira, 17 de abril de 2012

50ª Assembleia Geral da CNBB vai refletir sobre a Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja

Será realizada de 18 a 26 de abril, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no Santuário Nacional, em Aparecida, a 50ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
 
Cerca de 350 bispos devem participar do encontro desse ano que terá como tema central ‘A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja’.
 
Segundo o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, o tema trata da renovação do convite para a retomada do que já foi meditado na assembleia de 2010.
 
“ O aprofundamento desse tema nos conduzirá naturalmente a uma volta as grandes orientações recebidas no Sínodo dos Bispos de 2008 e da exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini – A Palavra de Deus – que nos foi dirigida pelo Papa Bento XVI em 30 de dezembro de 2010. No documento, o Santo Padre nos lembra que nos vemos colocados diante do mistério de Deus, que comunica a Si Mesmo por meio do dom da Sua Palavra. Esta Palavra que permanece eternamente”, explicou.
 
Dom Damasceno explicou que a reflexão do tema central resultará em um documento final, oficial da CNBB, e ajudar as comunidades a conhecer melhor a Palavra de Deus. “É preciso fazer da Palavra de Deus a rocha sobre a qual deve se fundamentar todo o nosso trabalho pastoral e evangelizador”.
 
50 anos de Assembleia – Na assembleia serão realizadas duas sessões solenes. A primeira para comemorar o Jubileu de Ouro (50 anos) das assembleias da CNBB e os 60 anos da criação da Conferência dos Bispos do Brasil. A data de criação da CNBB é 14 de outubro, mas será a celebração será antecipada.
 
Concílio Vaticano 2º - A segunda sessão solene vai relembras os 50 anos do início do Concílio Vaticano 2º, que teve início em 11 de outubro de 1962. “As celebrações oficiais serão realizadas em Roma, no mês de outubro, com a realização do Sínodo dos Bispos”, explicou o presidente da CNBB.
 
Durante a assembleia serão eleitos quarto representantes e dois suplentes brasileiros para o Sínodo dos Bispos, que terá como tema ‘A nova Evangelização para a transmissão da Fé Cristã’.
 
Dom Damasceno também informou que durante a assembleia deverão ser feitos pronunciamentos sobre as Eleições Municipais e outros assuntos de interesse da Igreja no Brasil.
 
Durante a assembleia haverá Celebração Eucarística no Santuário Nacional, sempre às 7h30, com a participação da comunidade.

Informações: Arquidiocese de Aparecida
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário