domingo, 20 de maio de 2012

Celebração da Ascensão do Senhor 20/05/2012



Hoje celebramos o Domingo da Ascensão do Senhor. O que é a ascensão? É a sua volta para o convívio do Pai. Onde está sentada a direita de Deus Pai, é a fé que nós professamos no credo. Porém antes de Jesus subir ao pai ele prometeu que não nos deixaria órfão, iria nos enviar o Espírito Santo o Paraclito. Que será o próximo domingo a festa de Pentecostes.
A 1º Leitura – nos traz um resumo, de tudo quanto vivenciamos por estes dias, desde a vida pública de Jesus, até a sua ascensão. Essa leitura nos traz um grande ensinamento além da promessa de Jesus sobre a vinda do Espírito Santo. “Homens da Galileia, porque ficais aqui parados olhando para o céu”? Jesus subiu ao céu, mas nos deixou a marca de seu projeto em cada coração, em cada um de nós, ou seja, devemos continuar o projeto de Jesus, no nosso dia a dia, seja em casa, no trabalho, não ficarmos parados olhando para o céu. Cruzar os braços e esperar o reino de Deus acontecer não é tarefa do cristão. Este deve arregaçar as mangas e ir à luta, evangelizar, anunciar a verdade, que é Jesus, bem como denunciar as injustiças, os sinais de morte que estão atuantes na sociedade.
A 2º Leitura – que Deus nos dê sabedoria, para que nos faça conhecer, entender, compreender, tudo quanto ele fez e nos ensinou, e assim aceitar a vontade dele em nossas vidas. É tão difícil aceitar a vontade de Deus, porque nós somos vaidosos e egoístas, e queremos sempre que nossos gostos prevaleçam. Muitas vezes queremos inverter o pedido do Pai Nosso, seja feita a nossa vontade e não a vossa vontade. Jesus indo ao céu nos mostra que ele é a cabeça da igreja. Que sempre nos assiste, e nos ajuda enquanto caminhamos peregrinos neste mundo.
O Evangelho - Eis o mandato de Jesus para todos nós cristão batizados. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura”, - anunciar o evangelho, anunciar Jesus para aqueles que ainda não o conhecem. “Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado”. Este mandamento nos impulsiona a sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo, indo ao encontro do outro, como enfatiza o documento de Aparecida.
O papa bento XVI abrirá agora em outubro de 2012 - 2013 o ano da fé. Com o secularismo as pessoas estão perdendo suas convicções nos valores da fé, e do evangelho de Jesus Cristo. E assim sendo caem no individualismo egocentrismo, prepotência, e se Deus não existe tudo é permitido; tudo posso fazer daí resulta tanta violência, e injustiças, pois a falta de Deus faz do homem um ser vazio, e frio frente ao problema do outro.
Jesus nos dá a promessa que sinais nos acompanham, para aqueles que seguem seu projeto, esses são os sinais de vida que ainda existe em nossos caminhos que nos motiva a caminhar na estrada de Jesus. Pessoas que ainda evangelizam sem fronteiras, que dão seu sim ao projeto de Jesus. Que ainda visitam os doentes, e se alegram com os que se alegram e choram com os que choram, que se compadecem, tem atitudes de misericórdias e são samaritanos na vida de muitos que precisam. Esses são sinais atuantes de que Deus ainda está conosco e que jamais nos abandonará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário