

Normalmente celebrada às 24h no Brasil, a Missa do Galo é programada às 21h30 no Vaticano para evitar o cansaço excessivo do Papa, que deve prosseguir na manhã do dia 25 os atos do Natal.
Todos os cardeais, bispos e sacerdotes que quiserem poderão concelebrar com o Papa. A celebração será precedida pelo tradicional rito da Kalenda, canto da antiguidade cristã que anuncia solenemente o nascimento de Jesus.
O livro da celebração disponibilizado pela Santa Sé adianta que após o canto do ‘Glória’, serão tocados os sinos da Basílica de São Pedro. No final da celebração, Francisco vai levar uma imagem do Menino Jesus à manjedoura, onde haverá uma homenagem de 10 crianças, representando os cinco continentes, que depositarão flores.
Antes da Missa do Galo, o Papa deve acender o Círio da Paz na janela de seu escritório, no Palácio Pontifício. Não está previsto que o Francisco pronuncie um discurso; habitualmente o Pontífice reza alguns segundos pela paz no mundo.
Ao mesmo tempo, milhares de fiéis presenciam a inauguração do presépio erguido diante do obelisco no centro da Praça São Pedro.
Este ano, o presépio foi doado pelo Cardeal Crescenzio Sepe, arcebispo de Nápoles, e é composto por 16 figuras realizadas em argila com vestidos em tecido.
A composição cênica é intitulada "Francisco 1223 - Francisco 2013".
Texto proveniente da página do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário