domingo, 7 de outubro de 2012

Palavra de Dom Jaime para este domingo 07/10

PALAVRA DO ARCEBISPO
 
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

 

O Ano da Fé, o Sínodo dos Bispos e o Concílio

 
Irmãos e irmãs em Cristo, com a Carta Apostólica Porta Fidei, de 11 de outubro de 2011, o Santo Padre Bento XVI convocou o Ano da Fé. A esse respeito, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou algumas indicações pastorais para a celebração do Ano da Fé, que passamos a apresentar. O Ano da Fé será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo". Fundamentada no encontro com Jesus Cristo ressuscitado, a fé poderá ser redescoberta na sua integridade e em todo o seu esplendor. "Também nos nossos dias a fé é um dom que se deve redescobrir, cultivar e testemunhar" para que o Senhor "conceda a cada um de nós viver a beleza e a alegria de sermos cristãos".

O início do Ano da Fé coincide com a grata recordação de dois grandes eventos que marcaram a face da Igreja nos nossos dias: o quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, desejado pelo beato João XXIII (11 de outubro de 1962), e o vigésimo aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica, oferecido à Igreja pelo beato João Paulo II (11 de outubro de 1992). O Concílio, segundo o Papa João XXIII, quis "transmitir pura e íntegra a doutrina, sem atenuações nem subterfúgios", empenhando-se para que "esta doutrina certa e imutável, que deve ser fielmente respeitada, seja aprofundada e exposta de forma a responder às exigências do nosso tempo". A este propósito, continua sendo de importância decisiva o início da Constituição dogmática Lumen gentium: "A luz dos povos é Cristo: por isso, este sagrado Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar com a Sua luz, que resplandece no rosto da Igreja, todos os homens, anunciando o Evangelho a toda a criatura (Mc. 16,15)".

A partir da luz de Cristo, que purifica, ilumina e santifica na celebração da sagrada liturgia (Constituição Sacrosanctum Concilium) e com a sua palavra divina (Constituição dogmática Dei Verbum), o Concílio quis aprofundar a natureza íntima da Igreja (Constituição dogmática Lumen gentium) e a sua relação com o mundo contemporâneo (Constituição pastoral Gaudium et spes). Depois do Concílio, a Igreja se empenhou na assimilação e na aplicação do seu rico ensinamento, em continuidade com toda a Tradição, sob a guia segura do Magistério. No intuito de favorecer a correta assimilação do Concílio, os Sumos Pontífices convocaram o Sínodo dos Bispos, instituído pelo Servo de Deus Paulo VI, em 1965, propondo à Igreja orientações claras por meio das diversas Exortações apostólicas pós-sinodais. A próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, no mês de outubro de 2012, terá como tema: A nova evangelização para a transmissão da fé cristã.

Rezemos pelo Sínodo dos Bispos para que o Espírito Santo ilumine a Igreja e indique os caminhos a serem percorridos nos tempos de hoje, a fim de que a nova evangelização para a transmissão da fé seja eficaz, conduzindo todos os batizados ao discipulado missionário de Jesus.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário