domingo, 14 de outubro de 2012

Palavra de Dom Jaime para este domingo 14/10

PALAVRA DO ARCEBISPO
 
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal
 
O Ano da Fé, o Sínodo dos Bispos e o Catecismo
 
Irmãos e irmãs no Senhor Jesus, dando prosseguimento a nossa reflexão a respeito do Ano da Fé, segundo as orientações pastorais publicadas pela Congregação para a Doutrina da Fé, anteriormente, já afirmamos que, a fim de favorecer a correta assimilação do Concílio, os Sumos Pontífices convocaram o Sínodo dos Bispos, instituído pelo Servo de Deus Paulo VI em 1965, propondo à Igreja orientações claras por meio das diversas Exortações apostólicas pós-sinodais. Dissemos também que a próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, no mês de outubro de 2012, terá como tema: A nova evangelização para a transmissão da fé cristã.

Nesse contexto, o Catecismo da Igreja Católica, pondo-se nesta linha, é, de um lado, "verdadeiro fruto do Concílio Vaticano II", e de outro pretende favorecer a sua assimilação. O Sínodo Extraordinário dos Bispos de 1985, convocado por ocasião do vigésimo aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II e para efetuar um balanço da sua assimilação, sugeriu que fosse preparado este Catecismo a fim de oferecer ao Povo de Deus um compêndio de toda a doutrina católica e um texto de referência segura para os catecismos locais. O Papa João Paulo II acolheu a proposta como desejo "de responder plenamente a uma necessidade verdadeira da Igreja Universal e das Igrejas particulares".

Redigido em colaboração com todo o Episcopado da Igreja Católica, este Catecismo "exprime verdadeiramente aquela a que se pode chamar a "sinfonia da fé". O Catecismo compreende "coisas novas e velhas" (Mt 13,52), porque a fé é sempre a mesma e simultaneamente é fonte de luzes sempre novas. Para responder a esta dupla exigência, o Catecismo da Igreja Católica por um lado retoma a 'antiga' ordem, a tradicional, já seguida pelo Catecismo de São Pio V, articulando o conteúdo em quatro partes: o Credo; a sagrada Liturgia, com os sacramentos em primeiro plano; o agir cristão, exposto a partir dos mandamentos; e por fim a oração cristã. Mas, ao mesmo tempo, o conteúdo é, com frequência, expresso de um modo 'novo', para responder às interrogações da nossa época".

O Catecismo é "um instrumento válido e legítimo a serviço da comunhão eclesial e como uma norma segura para o ensino da fé". Nele os conteúdos da fé encontram "a sua síntese sistemática e orgânica. Nele, de fato, sobressai a riqueza de doutrina que a Igreja acolheu, guardou e ofereceu durante os seus dois mil anos de história. Desde a Sagrada Escritura aos Padres da Igreja, desde os Mestres de Teologia aos Santos que atravessaram os séculos, o Catecismo oferece uma memória permanente dos inúmeros modos em que a Igreja meditou sobre a fé e progrediu na doutrina para dar certeza aos crentes na sua vida de fé".

Na certeza dessa convicção, a CNBB e a AIS, em preparação para o Ano da Fé e para a Jornada Mundial da Juventude, estão fazendo chegar aos jovens de todas as Dioceses brasileiras o YouCat, catecismo para jovens, a fim de que seja distribuído aos jovens católicos de todo o país, proporcionando o aprofundamento no conhecimento e na vivência da fé entre as novas gerações. Deus nos ajude com a sua graça a colhermos os frutos bons destas iniciativas pastorais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário