domingo, 11 de novembro de 2012

Palavra de Dom Jaime para este domingo 11/11

PALAVRA DO ARCEBISPO
 
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal
 
 
Os protagonistas da Nova Evangelização
 
 
Irmãos e irmãs em Cristo, o Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização e Transmissão da Fé afirmou que "cada batizado, por vocação e missão, é protagonista da nova evangelização". Isso ocorre "particularmente na realidade da paróquia, onde os cristãos leigos têm uma tarefa decisiva no testemunho da fé no complexo relacionamento com as realidades nas quais atuam". Em particular, "a família, no seu conjunto, é protagonista decisiva da transmissão da fé" e "neste âmbito é reconhecido o papel importante que as mulheres têm na transmissão da fé cristã".
O "processo cultural de secularização é particularmente marcante e merece ser considerado seja como desafio que se coloca para a Igreja sob o perfil cultural, seja como oportunidade oferecida àquela pessoa que crê para renovar as próprias categorias espirituais e culturais". Em nosso tempo, "a mãe de todas as crises que sofremos é espiritual, dentro e fora da Igreja. Uma crise que deve ser lida, enfrentada e vencida primeiramente na ordem sobrenatural, antes que cultural, social e econômica. Será nova evangelização se, mediante a unção profética do Espírito Santo, soubermos devolver ao homem, o humano, e, ainda, ao homem, o divino.
"O verdadeiro desafio é devolver a esperança a um mundo que parece perdido. E para encarregar-se dessa missão, cheia de desafios, com todas as forças, com a capacidade de regenerar-se, será a entrega pastoral de uma comunidade eclesial consciente de ter algo de positivo a dizer ao mundo". É esta a perspectiva na qual se deve mover a nova evangelização: uma convergência substancial na identificação da família, da educação dos jovens, no diálogo ecumênico e inter-religioso e de uma renovação da catequese, especialmente aquela endereçada aos adultos, como os pontos centrais sobre os quais se deve concentrar.
Cremos que Jesus ensina o caminho de Deus segundo a verdade. Ele mesmo é aquele "caminho de Deus", que nós somos chamados a percorrer. Recordemos as palavras do próprio Jesus, no Evangelho: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6). O Papa Bento XVI, a este propósito, afirma ser iluminador o comentário de santo Agostinho: "Era necessário que Jesus dissesse: 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida' porque, uma vez que se conhecia o caminho, ainda era preciso conhecer a meta. O caminho conduzia para a verdade, levava para a vida... E nós, para onde vamos, senão para Ele, e por que via caminhamos, senão através dele?". Os novos evangelizadores são os primeiros que são chamados a percorrer este Caminho, que é Cristo, para fazer conhecer aos outros a beleza do Evangelho que dá a vida.
O caminho de Cristo não se percorre sozinho, mas em companhia: uma experiência de comunhão e de fraternidade é oferecida a quantos encontramos, a fim de lhes comunicar a nossa experiência de Cristo e da sua Igreja. Assim, o testemunho unido ao anúncio pode abrir o coração de quantos procuram a verdade, a fim de que possam alcançar o sentido da própria vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário