segunda-feira, 5 de março de 2012

Liturgia Diaria

DIA 5 - SEGUNDA-FEIRA
II SEMANA DA QUARESMA


Na santa missa de hoje, são proclamadas as leituras de:
Daniel 9,4-10
Salmo 78
Evangelho Lucas 6,36-38

No retiro popular, hoje é dia da queresma da oração, pode ser a oportunidade de redescobrir algum livro de oração guardado em algum canto da sua casa. veja se existem pessoas em sua comunidade ou paroquia que recebeream um dom especial de oração; gente que sabe ensinar os outros a rezar. São Pessoas preciosas!!

Voce deve perceber que nosso retiro popular é um exercicio de contato com a palavra de Deus. Trata-se de ler e reler o Evangelho, ruminando para acolher a riqueza de sua mensagem, no final da primeira semana, acompanhamos o discurso de Jesus sobre as parabolas.
O texto para a leitura orante de hoje é Marcos 4,35-41;5,1-43, e acompanhamos uma viagem de Jesus.
Para ir a região dos gerasenos, é nescessario atravessar o lago de Genesaré, na travessia, Jesus acalma a tempestade. Do outro lado, realiza a cura do endemoniado. Na volta, jairo pede a Jesus que cure sua filha. No meio do caminho cura uma mulher que sofria de hemorragia, e enfim ressuscita a menina.
Dá para ver que os milagres são feitos para formar os discipulos de jesus. Aproveiamos a oportunidade para ver os acontecimentos com jeito de discipulos. Queremos tambem aprender!! A calmaria depois da tempestade é vista só por eles. A cura do endemoniado é vista pelos discupulos, e o povo só vê os resultados e ate pede que Jesus se retire. Quando a mulher é curada da hemorragia, só Jesus, verdadeiro medico pela força divina, e amulher, cercados pelos discupulos, perceberam o que acontece. Quando vai a casa de jairo e já encontrar a menina morta, só tres discipulos estão presentes.
A mulher enferma foi curada e salva! recebeu mais do que esperava pela sua fé! A fé que já existia no coração de jairo é provadsa pela incredulidade dos que anunciaram a morte da menina e Jesus vem, em seu socorro. na casa, um alvoroço, só o pai tem fé. quando Jesus aparece, a morte não e mais morte! È sono! Tanto que para o cristão, depois da ressureição de Jesus, a expressão "dorme" tem um sentido diferente e especial.
Crer em Jesus Cristo, aconteça o que acontecer. Os discipulos de ontem e de hoje descobrem que ele tem poder sobre o mar, o demônio, a doença e a morte. Reze hoje promeiramente agradecendo pelo dom da fé. Peça seu crescimento e amadurecimento.

Deus o abençõe

Anna Paula




Nenhum comentário:

Postar um comentário