sábado, 11 de agosto de 2012

Mensagem do Bispo Dom Jaime para este domingo 12/08

PALAVRA DO ARCEBISPO
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal
 
A família: o trabalho e a festa
 
Irmãos e irmãs no Senhor, no transcurso desse mês vocacional, no período de 12 a 18 de agosto, celebramos a Semana Nacional da Família, cujo tema é “A FAMÍLIA, O TRABALHO E A FESTA”. A Semana Nacional da Família é, pois, um tempo especial e privilegiado de oração pela restauração da família em nossa Igreja Arquidiocesana e em todo o Brasil, a fim de que ela seja aquele ambiente humano e espiritual propício para a experiência do encontro com Jesus. A Igreja doméstica deve ser solo fecundo para o nascimento, desenvolvimento e fortalecimento dos discípulos de Cristo.

Diante dos desafios atuais que põem em risco a integridade e a santidade da família, a Igreja deseja suscitar entre todos os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, missionários, agentes de pastoral e lideranças comunitárias uma especial solicitude pastoral com a intenção de salvaguardar os valores fundamentais do matrimônio e da família, ameaçados pelo fenômeno atual da secularização que impede que a consciência social descubra adequadamente a identidade e missão da instituição familiar, e ultimamente pela pressão de leis injustas que desconhecem os direitos fundamentais da mesma. Todos encontramos motivação, estímulo e coragem nas palavras e nos exemplos dos últimos Papas.

O Papa João Paulo II dedicou-se com todo empenho à restauração da família, consciente de que a degradação da família afeta em grande medida o futuro da Igreja e dos povos, dado que “o futuro da humanidade passa pela família! É, pois, indispensável e urgente que cada homem de boa vontade se empenhe em salvar e promover os valores e as exigências da família ... Compete ainda aos cristãos a tarefa de anunciar com alegria e convicção a ‘boa nova’ acerca da família, que tem necessidade absoluta de ouvir e de compreender sempre mais profundamente as palavras autênticas que lhe revelam a sua identidade, os seus recursos interiores, a importância da sua missão na Cidade dos homens e na Cidade de Deus.”

Neste sentido, o Papa Bento XVI afirmou que perante esta situação de risco real de destruição do tesouro que é a família, deve ser cada vez maior o trabalho das Igrejas Diocesanas em favor desta instituição humana e divina, que lança as suas raízes no desígnio amoroso de Deus e representa o modelo insubstituível para o bem comum da humanidade. O Santo Padre afirma com esperança que: “São muitíssimos os lares que dão uma resposta generosa ao Senhor e, além disso, abundam as experiências pastorais, sinal de uma nova vitalidade, nas quais, através de uma maior preparação para o matrimônio, se fortalece a identidade da família”.

Em nossa Arquidiocese, nas comunidades da cidade e do campo, sentimos a necessidade de anunciar com renovado entusiasmo que o Evangelho da família é um caminho de realização humana e espiritual, com a certeza de que o Senhor está sempre presente com a sua graça. Rezemos pela restauração e edificação das famílias em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário