sábado, 4 de agosto de 2012

Palavra do Arcebipo para este domingo 05/08

PALAVRA DO ARCEBISPO
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal
Chamados à Santidade
Irmãos e irmãs em Cristo, estamos iniciando o mês de agosto, tempo oportuno que a Igreja dedica à meditação e oração pelas vocações. O Catecismo da Igreja Católica ensina que o ser humano é chamado à comunhão com Deus, tendo no seu coração o íntimo desejo de união com Deus. Desse modo, ao lançar-se na busca de Deus, o ser humano toma consciência de que a sua vida apenas tem sua dignidade e seu sentido pleno na íntima comunhão com Deus. Essa comunhão com Deus consiste numa vida de íntima união de amor com o Ser Divino, comunhão esta que denominamos de vida santa. Desse modo, todo cristão é chamado à santidade, sendo esta a sua vocação primeira e universal.

No Antigo Testamento, é forte o chamado à santidade. Deus exige de Moisés: “Tira as sandálias porque o lugar onde pisas é santo”. Deus diz também ordena ao povo: “Sede santos porque Eu sou santo” (Lev 11,44). No Novo Testamento, Jesus continua a estabelecer o critério da santidade como caminho para a perfeição cristã. Assim, no monte das bem-aventuranças, o Senhor Jesus exigiu de todos os que desejam tornarem-se cidadãos do seu reino e súditos seus: “sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48).

O apóstolo São Pedro, em sua primeira carta, exorta os cristãos: “A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações” (1Pd 1,15). Todas essas passagens indicam que somos chamados à santidade, a fim de que possamos chegar à plena reconciliação com Deus e estarmos em paz com o Senhor. Isso é o que compreendemos por uma vida de plena comunhão com Deus. O santo apóstolo Paulo reafirma a nossa vocação à santidade quando na introdução de três de suas cartas declara: “A todos os que estão em Roma, chamados a serem santos” (Rm 1,7); “Aos fiéis santificados em Cristo Jesus, chamados à santidade” (1Cor 1,2); e “Bendito seja Deus ... que nos escolheu em Cristo antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante de seus olhos” (Ef 1,4). Sistematicamente, o apóstolo nos introduz no mistério do chamado de Deus à santidade: “Vivei uma vida digna da vocação para a qual fostes chamados” (Ef 4,1).

Para o apóstolo São Paulo, santos são todos os homens e mulheres consagrados a Deus pelo batismo. Ninguém está dispensado de buscar a santidade para a qual foi chamado por Deus. Desse modo, ele afirma: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Tes 4,3). Na conquista da santidade, o apóstolo convida-nos a perseverança. Dessa maneira, compreendemos que todas as provações e sofrimentos da vida, que Deus permite que nos atinjam, são para a nossa santificação. Este é o ensinamento dos santos e da Igreja, pois, sem a cruz não há santificação.

O Senhor Jesus nos propõe a cruz de cada dia como o melhor caminho de santificação (Lc 9,23). O Papa João Paulo II declarou: “A Igreja não precisa de reformadores, mas de santos”. Portanto, a primeira e maior preocupação de cada um que quer servir a Deus e à Igreja, deve ser a de buscar a própria santidade. Rezemos, pois, irmãos e irmãs, para que o Espírito Santo de Deus continue operando em nós e em toda a Igreja a santificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário