domingo, 2 de setembro de 2012

Palavra de Dom Jaime para este domingo 02/09

PALAVRA DO ARCEBISPO
 
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal
 
 
Bíblia Sagrada: Palavra Viva e Eterna de Deus
 
Irmãos e irmãs na fé, o mês de setembro foi escolhido para evidenciar a importância e o valor que a Palavra de Deus ocupa em nossas vidas e na vida da Igreja. Desse modo, no mês da Bíblia, somos convidados a tomar consciência de que o Verbo Eterno do Pai, a Palavra de Deus que se fez Homem, Jesus Cristo, não é simplesmente um livro, mas uma pessoa que se encarnou, morreu, ressuscitou e está vivo e presente em nosso meio.

Como cristãos batizados, membros do Povo de Deus que é a Igreja, somos chamados a conhecer, amar e servir esta Palavra Viva e Eterna de Deus, renovando todo o nosso ser, nosso modo de pensar e agir segundo esta mesma Palavra de Vida Eterna. Assim, firmes na certeza de que encontramos nas Sagradas Escrituras a manifestação dos desígnios amorosos do coração de Deus para nós, buscamos aprofundar o conhecimento de Deus por meio da prática cotidiana da leitura orante da Palavra de Deus.

Jesus Cristo é a Rocha sobre a qual está edificada toda a nossa vida de fé. Ele é o fundamento de todas as coisas. Desse modo, sendo ele a Palavra Viva e Eterna do Pai, deve ser a pedra angular de nossa vida e a fonte espiritual que alimenta e vivifica toda a nossa espiritualidade. Assim, todo discípulo missionário de Jesus Cristo, todo cristão batizado na fé em Cristo necessita desta contínua e perene renovação espiritual através da leitura orante da Palavra Divina. O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo se constitui a partir do encontro com o Senhor, do acolhimento, meditação, vivência e testemunho de sua Palavra.

Dessa maneira, acolhendo a ação vivificante do Espírito Santo, o Concílio Vaticano II evidencia a centralidade que a Palavra de Deus deve ter na vida da comunidade cristã quando afirma: "Nos Livros Sagrados, com efeito, o Pai que está nos céus vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala. E é tão grande o poder e a eficácia que se encerra na Palavra de Deus, que ela constitui sustentáculo e vigor para a Igreja, e, para seus filhos, firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte da vida espiritual."

O Documento de Aparecida, então, afirma: "Encontramos Jesus na Sagrada Escritura, proclamada, rezada, meditada e vivida na Igreja". A Sagrada Escritura, "Palavra de Deus escrita por inspiração do Espírito Santo", é, com a Tradição, a fonte de vida da Igreja e alma de sua ação evangelizadora. Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo.
Assim, ao vivermos e celebrarmos o mês da Bíblia, permaneçamos unidos pelo vínculo da oração e da paz em torno do altar do Senhor, fortalecidos e revigorados pelo Pão da Palavra e pelo Pão da Eucaristia.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário