sexta-feira, 17 de maio de 2013

Papa Francisco: “Igreja precisa de zelo apostólico, não de cristãos de salão”

 
“A Igreja precisa do fervor apostólico que nos sustenta no anúncio de Jesus”, destacou o Papa Francisco durante sua homilia da Missa na capela da Casa Santa Marta, na manhã desta quinta-feira, 16. O Pontífice também alertou para os “cristãos de salão”, aqueles que não têm coragem de “agitar as coisas já acomodadas”. A missa foi concelebrada pelo Cardeal Peter Turkson e Dom Mario Toso, Presidente e Secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz.

Papa Francisco centralizou sua homilia na figura de São Paulo, aquele que passou a vida “de perseguição em perseguição”, sem nunca se desanimar: “Ele olhava ao Senhor e ia adiante”, disse.

“Paulo incomodava: com sua pregação, com seu trabalho e com o seu comportamento, porque anunciava Jesus. Mas o Senhor quer que nós sigamos adiante, que não nos refugiemos numa vida tranquila, em estruturas senis. Paulo continuava a anunciar, porque tinha em si a atitude cristã de zelo apostólico, sem ser um homem de compromisso”, explicou.

Prosseguindo, Francisco fez uma consideração: “Zelo apostólico não é entusiasmo pelo poder, pelo ‘possuir’. É algo que vem de dentro, que o próprio Senhor quer de nós. O zelo apostólico provém do conhecimento de Jesus Cristo, do nosso encontro pessoal com ele”.

O zelo apostólico, disse ainda, “tem algo de louco, mas uma loucura espiritual, salutar”. E Paulo tinha esta “loucura”.

Entretanto, disse o Papa, na Igreja existem muitos cristãos “mornos”, que não querem se empenhar:

“Existem também os cristãos de salão, né?; aqueles educados, que não são filhos da Igreja com o anúncio e o fervor. Hoje, peçamos ao Espírito Santo que nos dê este fervor apostólico e a graça de incomodar as coisas que são tranquilas demais na Igreja; a graça de irmos às periferias existenciais não só nas terras distantes, mas aqui nas cidades, onde é necessário o anúncio de Jesus Cristo. E se perturbarmos, bendito seja o Senhor. Como disse o Senhor a Paulo: ‘coragem!’”.


Fonte: Canção Nova Notícias 

Da redação do Portal Ecclesia.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário