quarta-feira, 26 de junho de 2013

Como pedras vivas, todos somos necessários na Igreja! Papa Francisco na audiência geral, com uma imensa multidão


Na Igreja, todos são necessários, ninguém é inútil. 
Nós somos pedras vivas no Templo do Senhor: o Papa Francisco, na audiência geral desta quarta-feira (26), numa praça de São Pedro mais uma vez repleta com dezenas de milhares de peregrinos provenientes de muitos diferentes países.
 
Prosseguindo a catequese que tem vindo a desenvolver, neste encontro semanal com os fiéis, sobre a Igreja, comentando a Constituição “Lumen gentium”, do Concílio Vaticano II, Papa Francisco deteve-se desta vez sobre a imagem da Igreja como “templo do Espírito Santo”.

Eis o resumo da sua catequese, tal como foi apresentado, na audiência, em português:Uma das imagens que ilustra o mistério da Igreja é a de Templo de Deus. No Antigo Testamento, o Templo construído por Salomão era o lugar por excelência do encontro com Deus, pois ali se guardava a Arca da Aliança, sinal da presença do Senhor no meio do seu povo. Porém este Templo era somente uma prefiguração da Igreja, que é a verdadeira casa de Deus, o Templo onde mora o Espírito Santo, que a guia e sustenta. A Igreja tem Cristo como pedra angular e cada batizado é como que uma pedra viva neste edifício espiritual. Isso significa que na Igreja, ninguém é inútil, ninguém é secundário ou anônimo: todos formamos e construímos a Igreja. Por isso se falta o tijolo da nossa vida cristã, falta qualquer coisa à beleza da Igreja.

Como a todos os outros grupos de peregrinos, também aos lusófonos o Santo Padre dirigiu uma saudação em italiano: “Saúdo-vos como pedras vivas do edifício espiritual que é a Igreja, encorajando-vos a permanecer profundamente unidos a Cristo para que, animados pelo seu Espírito, possais contribuir na edificação de uma Igreja sempre mais bela. Abençôo-vos a vós e as vossas comunidades.” 
 
Fonte: Site do Vaticano
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário