domingo, 30 de junho de 2013

Festa de São Pedro e São Paulo / Ano C - 30/06/2013

PRIMEIRA LEITURA - At 12,1-11

Páscoa Judaica – Páscoa de Jesus – Páscoa de Pedro

O livro dos Atos dos Apóstolos poderia muito bem ser chamado de livro dos Atos de Pedro e Paulo, pois estes dois apóstolos são as figuras principais do livro. Até o cap. 12, Lucas se preocupa com Pedro; e do capítulo 13 ao 28 o protagonista é Paulo. Lucas, o autor dos Atos, tem um esquema mental interessante. Ele pensa em três grandes tempos, nos quais a força de Deus (o Espírito Santo) está presente. O tempo da promessa (= Primeiro Testamento), o tempo da realização (= tempo de Jesus = evangelho) e o tempo da Igreja (= Atos dos Apóstolos). O Espírito Santo que atuou nos profetas é o mesmo que age em Jesus e na Igreja. Como a Igreja é o prolongamento das ações de Jesus, ele mostra esquematicamente que o que aconteceu com Jesus também aconteceu com a Igreja, simbolicamente representado por Pedro e Paulo. Igualmente os mesmos prodígios que Jesus faz, Pedro e Paulo também os fazem.

O texto de hoje tem dois paralelos. Lucas pensa na Páscoa judaica, reproduzindo o episódio do Êxodo e pensa também na Páscoa de Jesus. O capítulo 12 pode ser chamado de Páscoa de Pedro. Israel oprimiu o seu povo como o Egito oprimia os hebreus. O faraó opressor é reproduzido na pessoa de Herodes Agripa I (vv. 1ss). Na mente de Lucas estão presentes também Pilatos e Herodes Antipas, os opressores do tempo de Jesus. As datas relembram o Êxodo e a Páscoa de Jesus: prisão nos dias da festa do pão sem fermento, a libertação na última noite das solenidades pascais. Temos o mesmo instrumento de libertação: “O anjo do Senhor”, que é a forma típica de expressar a ação de Deus (Nm 20,16). Assim como Deus libertou seu povo da escravidão egípcia, liberta Jesus e Pedro e os devolve à comunidade (vv. 12ss). Quem quiser ver mais de perto o paralelo entre a Páscoa de Pedro e a de Jesus deve ler atentamente Lc 22-24. O grande aparato repressivo pode ser visto também nas tropas do faraó e na prisão de Jesus. Lucas salienta também a força poderosa de Deus libertador para quem as cadeias do opressor nada representam. Pedro estava tão amarrado que ele pensava que sua libertação não passava de um sonho. Só depois que o anjo o deixou é que ele caiu em si. Mas o v. 5 já antecipa o que motivou a intervenção miraculosa de Deus: a oração fervorosa da comunidade. 

SEGUNDA LEITURA - 2Tm 4,6-8.17-18

O texto de hoje é tirado da segunda carta a Timóteo capítulo quarto, versículos de seis a oito e dezessete a dezoito. Trata-se do “Testamento de Paulo”, mesmo sabendo que as pastorais (1 e 2 a Tm e Tt) não são de Paulo, mas apenas atribuídas a ele.

Primeiro, Paulo relembra o passado e projeta o futuro. 

Ele está para morrer e faz uma revisão de sua vida. O passado é motivo de orgulho para ele, pois agiu como um bom e corajoso soldado ou como um atleta vitorioso, guardou a fé, entregou sua vida à evangelização. O futuro é para ele carregado de esperança. Ele espera ganhar de Deus a coroa de justiça no dia da manifestação de Jesus. Esta coroa não é só para ele, é também para todos aqueles que como ele trabalharam na esperança, agiram na caridade. A coroa da justiça é símbolo da vitória sobre a morte.

Segundo, ele relata o que se passou no tribunal.

Aconteceu na paixão de Paulo o que aconteceu na paixão de Cristo. Ele é abandonado por todos, entretanto o Senhor não o deixou sozinho, mas o revestiu de força. Ali, ele dá testemunho de Jesus e “a mensagem foi plenamente proclamada e ouvida por todas as nações”. Paulo não foi imediatamente condenado; ele foi libertado por um pouco de tempo. “Boca de leão” é uma provável referência ao julgamento do imperador. Paulo, contudo não está mais preocupado com uma libertação física. Sua esperança é grande, mas o que espera é uma libertação definitiva para o Reino celeste. Nosso passado é motivo de glória ou de pesar? Nosso futuro é carregado de esperança?
EVANGELHO - Mt 16,13-19 
Quem é Jesus?

O episódio acontece na região mais distante do centro. Cesaréia de Filipe está no extremo norte, pode ser considerada periferia em relação a Jerusalém. É distante do poder opressor. Jesus quer saber a opinião das pessoas a respeito dele. Primeiro, a opinião dos seus ouvintes em geral e a resposta é bastante variada, mas todos apontando-o como precursor dos tempos messiânicos. É João Batista ressuscitado, é o grande e esperado Elias que viria antes da grande intervenção de Deus na história. É Jeremias, um profeta que encarna o sofrimento e a esperança, ou é, enfim, algum dos profetas. As respostas são bonitas, mas ainda fracas. Em seguida, Jesus pede a opinião dos discípulos. É Pedro que responde em nome de todos. Ele dá duas respostas: Jesus é o Messias, Pedro acertou. Só precisará mudar a sua idéia sobre o messianismo de Jesus. Quando afirma que Jesus é o Messias, ele ainda pensa em messianismo político, pensa em triunfo, revolução política, poder e glória. Jesus, entretanto, veio como o Messias Sofredor, como o Servo de Javé; é por isso que no v. 23 Jesus vai repreender severamente a Pedro. A segunda resposta é: Jesus é o Filho de Deus vivo. Ele é o Emanuel, Deus conosco, é o salvador. O nome “Jesus” significa Deus salva. No Primeiro Testamento o Deus vivo e Salvador se opõe aos ídolos mudos, opressores.

Quem é Pedro?

Jesus faz um grande elogio a Simão Pedro, dizendo que ele falou sob revelação do Pai: Jesus faz duas afirmações a Pedro. A primeira é que ele é “Kefa”. O que significa Kefa? Se Kefa significa apenas rocha, Jesus quer dizer que sua Igreja será edificada sobre a rocha de Pedro, dos apóstolos, sobre sua fé e testemunho. Pedro é o líder do grupo e isso a gente vê nos evangelhos e nos Atos. Só que uma outra tradução também é possível. Kefa significa também caverna rochosa e “construir” é tradução para a palavra hebraica “banah”, que significa construir, mas também gerar filhos, fundar uma família. Considerando que a Igreja é uma comunidade de pessoas mais que um edifício, poderíamos adotar uma outra tradução do pensamento de Jesus: Tu és Kefa, uma caverna escavada na rocha. É aí dentro que eu vou criar a minha família. O papel de Pedro continua de amparo, de proteção e desta vez com características maternas, geradoras de vida. Contra a Igreja de Cristo a morte não tem poder.

A segunda afirmação de Jesus é o poder das chaves entregues a Pedro e sua comunidade. A chave para nós no Ocidente serve mais para fechar. Mas para os orientais serve mais para abrir. O poder das chaves dado a Pedro (e em Mt 18,18 dado a toda a comunidade) significa que a Igreja tem o poder de abrir suas portas para acolher pecadores e marginalizados (desligar das cadeias do mal) como também para rejeitar o poder opressor (ligar ao mal, condenar) que destrói as relações justas e fraternas da nova família de Jesus. É claro, que tudo que é mal deve ser desligado, condenado, excluído. Mas não devemos esquecer que a força da palavra chave em hebraico está na abertura e liberdade, no ato de abrir e não de fechar. A vida da Igreja é caracterizada pela liberdade e não pela escravidão.

Dom Emanuel Messias de Oliveira
Colunista do Portal Ecclesia.
Bispo de Caratinga (MG). Estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Especializado em Sagradas Escrituras e mestre em exegese bíblica e línguas orientais pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário