sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Papa celebra na Assunção de Nossa Senhora: "ela nunca nos deixa só"


Nesta quinta-feira, 15, solenidade da Assunção de Maria, Papa Francisco dirigiu-se a Castel Gandolfo para celebrar a missa e rezar o Angelus com os fiéis da pequena cidade italiana. O Santo Padre concentrou sua homilia em três palavras-chave: luta, ressurreição e esperança, lembrando que Maria nunca deixa o homem sozinho.

Mencionando um trecho do Apocalipse, Francisco falou da luta entre a mulher e o dragão, destacando que a mulher, que representa a Igreja, é por um lado gloriosa e triunfante. Ele lembrou que se vive continuamente os desafios da luta entre Deus e o maligno e, nessa luta, Maria nunca deixa o ser humano sozinho.

"Ela, naturalmente, entrou de uma vez por todas na glória do céu. Mas isto não significa que esteja distante, que esteja separada de nós; antes, Maria nos acompanha, luta conosco, apoia os cristãos no combate contra as forças do mal".

O Papa também falou da ressurreição de Cristo, uma crença inerente ao fato de ser cristão. "E também o mistério da Assunção de Maria em corpo e alma está todo inscrito na ressurreição de Cristo. A humanidade da Mãe foi 'atraída' pelo Filho na sua passagem através da morte".

E sobre a esperança, a terceira palavra-chave da homilia, Francisco destacou que esta é a virtude de quem, experimentando o conflito, a luta cotidiana entre a vida e a morte, entre o bem e o mal, crê na Ressurreição de Cristo.

"Escutamos o Canto de Maria, o Magnificat: é o cântico da esperança, é o cântico do Povo de Deus em caminho na história. (...) Onde tem a Cruz, para nós cristãos, tem a esperança, sempre. (...) E Maria está sempre ali, próxima a esta comunidade, a estes nossos irmãos, caminha com eles, sofre com eles, e canta com eles o Magnificat da esperança".

Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário