sábado, 19 de abril de 2014

Vigília pascal com o Papa Francisco

Neste Sábado Santo 19/04, o Papa Francisco preside, na Basílica Vaticana, à Vigília pascal. A Rádio Vaticano transmite esta cerimônia ao vivo, com comentários em português, a partir das 20h20 (15h20 – horário de Brasília).
 Igreja celebra nas últimas horas de Sábado Santo e nas primeiras de Domingo de Páscoa o principal e mais antigo momento do ano litúrgico, a Vigília Pascal, assinalando a ressurreição de Jesus.
Esta é uma celebração mais longa do que a habitual, em que são proclamadas mais passagens da Bíblia do que as três habitualmente lidas aos domingos. Como desde o início do Cristianismo, nesta noite será conferido o batismo a diversas pessoas. Neste ano, trata-se de 10 catecúmenos de vários países.
A vigília começa com o ritual do fogo novo e da luz que evoca a ressurreição de Jesus; o círio pascal é preparado: o presidente da celebração grava uma cruz; em seguida, traça no alto a letra grega Alfa, embaixo a letra Ômega e, entre os braços da cruz, os quatro algarismos que designam o ano em curso. E insere cinco grãos de incenso, em memória das cinco chagas do Cristo.
O ‘aleluia’, suprimido no tempo da Quaresma, volta em vários momentos da missa como sinal de alegria.
Em sua primeira vigília pascal como Papa, no ano passado, Francisco nos fez um pedido, para que não nos fechemos à novidade que Deus quer trazer à nossa vida.
“Muitas vezes sucede que nos sentimos cansados, desiludidos, tristes, sentimos o peso dos nossos pecados, pensamos que não conseguimos? Não nos fechemos em nós mesmos, não percamos a confiança, não nos demos jamais por vencidos: não há situações que Deus não possa mudar; não há pecado que não possa perdoar, se nos abrirmos a Ele”, disse Francisco na homilia de 30 de março de 2013.
 
Fonte: Vaticano News
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário