quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Arcebispo participa de reunião do Comitê de Combate aos Efeitos da Seca



Dom Jaime, com a governadora e secretários estaduais, na reunião do Comitê
Foto: Cacilda Medeiros

O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e o coordenador estadual do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC, Diácono Francisco Teixeira, foram convidados para participar de uma reunião do Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca, realizada na Governadoria, na tarde de ontem, 4 de fevereiro. 
Na reunião, o governo estadual fez uma apresentação das obras emergenciais e estruturais que vêm sendo realizadas, para combater os efeitos da seca, além de projetos para serem executados em 2013.
Uma das ações destacadas pelos assessores da governadora foi a construção de cisternas. Sobre este assunto, o Diácono Teixeira lembrou que as organizações da sociedade civil, como é o caso do SEAPAC, não só constroem as cisternas, mas colocam as famílias dentro de um processo pedagógico, de gerenciamento da água e manutenção da cisterna. O Diácono destacou que é importante que o governo abra um diálogo como instituições como a Articulação do Seminárido – ASA Potiguar e o Fórum do Campo.
O Arcebispo fez referência à luta do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, que resultou na campanha pelas adutoras, e aproveitou para cobrar a manutenção das adutoras. Dom Jaime fez memória de uma reunião realizada na sede da SUDENE, em Recife (PE), nos idos dos anos 90, quando a Igreja defendeu a mudança do termo ‘combate à seca’ para ‘convivência com a seca’. Ele também ressaltou o pedido do Diácono Teixeira de que outras instituições, que atuam no campo, participem do Comitê. “A senhora, Governadora, só tem a ganhar se, em momentos como este, tiver a participação de instituições como o Fórum do Campo e a ASA Potiguar. Só vêm a somar esforços”, reforçou. Dom Jaime ainda fez duas sugestões para a Governadora: que as cisternas já construídas sejam abastecidas pelos carros pipa, e que os poços tubulares sejam restaurados.
No final da reunião, a Governadora pediu para o Arcebispo designar um representante da Igreja Católica para participar do Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca.
Fonte: Arquidiocese de Natal
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário