quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Despedida: Bento XVI se reúne com cardeais antes de deixar pontificado

"Somos nós que devemos agradecer-lhe pelo exemplo que nos destes nestes quase oito anos de pontificado", disse o cardeal decano à Bento XVI.


O Papa Bento XVI reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 28, com o colégio cardinalício em audiência privada, último compromisso de seu pontificado. Na ocasião, o Santo Padre despediu-se dos cardeais.

No encontro, o decano do colégio cardinalício, cardeal Angelo Sodano, dirigiu algumas palavras de homenagem ao Santo Padre. O cardeal manifestou o profundo afeto dos cardeais pelo Papa e a gratidão pelo seu testemunho de serviço apostólico, para o bem da Igreja de Cristo e de toda a humanidade.

O decano recordou o agradecimento expresso pelo Santo Padre no último sábado, no encerramento dos exercícios espirituais. Na ocasião, Bento XVI agradeceu à cúria romana não só pela semana de reflexões, mas também pelos quase oito anos nos quais compartilhou com ele o peso do ministério petrino.

"Amado e venerado Sucessor de Pedro, somos nós que devemos agradecer-lhe pelo exemplo que nos destes nestes quase oito anos de pontificado. (…) Saiba que ardia também o nosso coração quando caminhávamos contigo nestes últimos oito anos. Hoje queremos uma vez mais exprimir-lhe toda a nossa gratidão".

Diante das palavras, o Santo Padre também agradeceu. Ele afirmou, como já havia dito aos fiéis na última audiência geral, realizada ontem, que os conselhos recebidos dos cardeais ao longo de seu pontificado foram grandes riquezas para seu ministério. "Mesmo quando havia nuvens no céu, servimos Cristo e sua Igreja com amor total… demos esperança… só Deus pode iluminar nosso caminho… agradeço ao Senhor que nos uniu".

Bento XVI manifestou seu desejo de que se possa crescer essa unidade profunda, de que o colégio cardinalício possa crescer em harmonia. Ele destacou o caráter vivo da Igreja, que vive iluminada pelo Espírito Santo, força de Deus.

"Através da Igreja, o Mistério da Encarnação permanece presente para sempre. Cristo continua a caminhar nos tempos e em todos os lugares. Permaneçamos unidos, na oração e Eucaristia cotidiana... Animamos assim a Igreja e toda humanidade... Antes de saudar-vos pessoalmente, quero dizer que estarei próximo a vocês na oração, especialmente nos próximos dias. Que o Senhor lhes mostre o que quer de nós".

Logo mais, às 17hs (horário em Roma, 13hs no horário de Brasília), Bento XVI deixa o Vaticano e segue para Castel Gandolfo. Ele deixa oficialmente o ministério petrino às 20hs (16hs no horário de Brasília). A partir deste momento, inicia-se o período de Sé vacante, até a eleição do novo Papa.

Fonte: Canção Nova Notícias / Foto: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário