quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bento XVI: Dezenas de milhares acompanham última aparição pública do pontificado


Dezenas de milhares de pessoas estão reunidas no Vaticano para participarem na última audiência pública do pontificado de Bento XVI, que esta quinta-feira vai passar a ser Papa emérito.
O porta-voz do Vaticano anunciou que foram distribuídas 50 mil entradas (gratuitas) para a Praça de São Pedro, que acolhe o encontro desde as 10h30 de Roma (menos uma em Lisboa). A audiência está a ser transmitida em direto através da internet, no 'Vatican Player'. O encontro semanal reuniu, de acordo com dados divulgados hoje pelo Vaticano, mais de 5,1 milhões de pessoas desde a eleição de Bento XVI, em abril de 2005.

A audiência geral vai manter o “esquema habitual” de catequese em italiano e saudações em várias línguas, incluindo um percurso “maior” do papamóvel.

Nesta última audiência não vai haver o ‘beija-mão’ que decorre tradicionalmente após o encontro.

Após o encontro, na Sala Clementina, há cumprimentos em “número muito limitado” a algumas autoridades civis da Eslováquia, São Marino, Andorra e Baviera (Alemanha), terra natal do Papa.

Bento XVI apresentou a sua renúncia no último dia 11, com efeitos a partir de quinta-feira, por causa da sua “idade avançada”, abrindo caminho à eleição do seu sucessor.

A última renúncia de um Papa tinha acontecido há quase 600 anos, com a abdicação de Gregório XII.
Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário