quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI: adeus ao Vaticano antecede fim do pontificado



Bento XVI deixou hoje o Palácio Apostólico do Vaticano rumo à residência pontifícia de Castel Gandolfo, arredores de Roma, onde vai concluir o seu pontificado às 20hs locais.

O Papa cumprimentou o seu secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, no pátio de São Dâmaso, pelas 16:50hs locais, perante um piquete da Guarda Suíça e outros responsáveis da Santa Sé e diocese de Roma, seguindo depois para o heliporto do Vaticano, onde se despediu do decano do colégio cardinalício, D. Angelo Sodano.

O momento foi assinalado pelo repicar dos sinos na basílica de São Pedro.

Bento XVI será recebido em Castel Gandolfo pelo presidente e o secretário do governo do Estado da Cidade do Vaticano, respetivamente o cardeal Giuseppe Bertello e dom Giuseppe Sciacca, bem como pelo presidente do município e outras autoridades civis.

Após o final do pontificado, o cardeal camerlengo e seus colaboradores vão selar o escritório e o quarto do Pontífice, bem como o elevador que lhes dá acesso, anunciou hoje o Vaticano.

Bento XVI levará consigo documentos de "caráter pessoal", mas não os que digam respeito "ao governo da Igreja" e às suas funções anteriores como perfeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que serão arquivados.

A última aparição pública de Bento XVI vai acontecer pelas 17:30hs de Roma, com uma saudação à população desde a varanda central do palácio apostólico de Castel Gandolfo, propriedade da Santa Sé.

O final do pontificado de Bento XVI, às 20hs, vai ser assinalado pela partida da Guarda Suíça e o encerramento dos portões da residência pontifícia de Castel Gandolfo, arredores da capital italiana.

Este será o único sinal visível do início da Sé vacante - período entre a morte/renúncia de um Papa e a eleição do seu sucessor - à hora determinada pelo próprio Bento XVI quando apresentou a resignação, no último dia 11.

A renúncia ao pontificado apresentado implica ainda a inutilização do Anel do Pescador (anulus piscatoris) e do selo de chumbo, insígnias oficiais do Papa.

Fonte: Agência Ecclesia

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário