sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O que muda após a renúncia de Bento XVI? Confira as informações do porta-voz do Vaticano

Qual o título e as vestes que serão usadas por Bento XVI? Onde Bento XVI vai morar? Bento XVI fará aparições públicas? Confira as informações.


Desde o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, em 11 de fevereiro, a sala de imprensa da Santa Sé vem promovendo diversas coletivas de imprensa com o objetivo de responder às tantas dúvidas dos jornalistas. Apresentamos abaixo as diversas questões levantadas nestas coletivas, respondidas pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Qual o título e as vestes que serão usadas por Bento XVI?

O Papa continuará a chamar-se Bento XVI após deixar o cargo no próximo dia 28. "Seguramente será bispo emérito de Roma", explicou padre Lombardi a respeito do título, e ainda excluiu a possibilidade de voltar a ser chamado cardeal. Não existe ainda uma regra oficial. Quanto às vestes do Papa, não se tem informações.

O que acontecerá com o anel do pescador?

O anel que o Papa recebe no momento solene no início do pontificado e que usa no dedo anular direito, sinal visível de sua autoridade, será destruído. Esta insígnia papal é documentada desde o tempo de Clemente IV (por volta de 1.265) e era utilizada como selo secreto para correspondências privadas. Durante a solene celebração do início do pontificado o cardeal decano do colégio cardinalício o coloca no anular da mão direita do novo Papa. O anel, confeccionado em ouro, além de gravado o nome do Pontífice, tem a imagem em relevo do apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Com a morte de cada Papa, o cardeal camerlengo o retira do dedo e, na presença dos representantes do colégio dos cardeais, quebra-o, indicando com tal gesto o final do pontificado.

Será publicada uma encíclica sobre a fé?

A carta não será publicada até o final de fevereiro. "Não estava num ponto de preparação que pudesse, em um tempo tão curto, ser traduzida, publicada, finalizada. Assim, este permanece como um documento que esperávamos, mas que, na verdade, não o teremos, ao menos não na forma de encíclica", disse o porta-voz.

Onde Bento XVI vai morar?

Bento XVI residirá em Castel Gandolfo de 28 de fevereiro até o fim de abril, início de maio. Poderá residir no habitual aposento pontifício, pois este não foi lacrado, como ocorre quando morre um Papa. Depois de Castel Gandolfo, Bento XVI residirá no mosteiro 'Mater Ecclesia', no Vaticano. Até outubro de 2012 residiam ali as irmãs de clausura visitandinas. Os trabalhos de reforma foram iniciados em novembro de 2012 e serão concluídos nos próximos meses. Bento XVI encontrou as irmãs visitandinas em duas ocasiões: celebrou a missa no mosteiro em 14 de dezembro de 2010, por ocasião da celebração do 4º centenário da fundação da Ordem da Visitação. E posteriormente recebeu as religiosas na residência apostólica em 14 de outubro de 2012, uma semana antes de deixarem o Vaticano.

Quem vai acompanhar Bento XVI?

Quer em Castel Gandolfo, quer no mosteiro 'Mater Ecclesia', Bento XVI será acompanhado por dom Georg Gaenswein, seu secretário pessoal, que permanece no cargo de prefeito da Casa Pontifícia e pelas "Memores", que ainda hoje o acompanham no dia-a-dia.

Bento XVI fará aparições públicas?

Aparições públicas de Bento XVI não estão previstas após 28 de fevereiro. "Bento XVI permanecerá no Vaticano por motivos compreensíveis de caráter logístico e organizativo", explica padre Federico.

Quando acontecerá o conclave?

Previsto para começar entre 15 e 20 de março, o conclave poderá ter seu início antecipado. "A Constituição Apostólica 'Universi Domini Gregis' prevê um tempo de espera para a chegada dos cardeais a Roma. Como todos sabem que em 28 de fevereiro a Santa Sé fica vacante, não faz sentido esperar todo este tempo para iniciar o conclave, uma vez que todos os cardeais tenham chegado a Roma".

"O Papa está considerando a publicação de um Motu Proprio nos próximos dias, obviamente antes da Sé vacante, para precisar alguns pontos particulares da Constituição sobre o conclave que nos últimos anos foram apresentadas. Não sei se será oportuno ou necessário precisar sobre questões do tempo de início do conclave. 'Se' e 'quando' o documento será publicado o veremos. Me parece, por exemplo, que pode ser sobre qualquer detalhe, buscando uma plena harmonização com outro documento que diz respeito ao conclave, isto é o 'Ordo Rituum Conclavis'. De qualquer modo, a questão depende da avaliação do Papa e, se existir este documento, será comunicado na forma apropriada", disse o porta-voz vaticano.

Quantos cardeais participarão do conclave?

No conclave, entrarão 117 cardeais eleitores, dos quais 67 criados por Bento XVI. Também os cardeais que cumprirão 80 anos no mês de março (como Kaspar e Poletto) participarão do conclave. O limite previsto, para o voto, é para quem já atingiu esta idade até o primeiro dia da Sé vacante (como Husar, que cumpre 80 anos em 26 de fevereiro).

Onde ficarão alojados os cardeais?

Acomodação dos cardeais eleitores: os cardeais eleitores ficarão alojados no Vaticano, na 'Domus Sanctae Marthae', a partir de 1 de março.

Quem é o cardeal decano?

O decano do colégio cardinalício é o cardeal Angelo Sodano. Já que o cardeal Sodano tem mais de 80 anos, a ele diz respeito todas as funções que as normas atribuem ao decano até o momento em que os cardeais entram no conclave. Após o início do conclave, quando estarão reunidos somente os bispos eleitores, o decano passa a ser o cardeal Giovanni Battista Re, baseado na sua idade e por pertencer à ordem mais elevada dos bispos.

Quantos participaram das audiências com o Papa Bento XVI?

Em 27 de fevereiro acontecerá a última audiência geral de Bento XVI. Em 27 de abril de 2005, por sua vez, foi realizada a primeira. Em quase 8 anos de pontificado, Bento XVI presidiu 348 audiências gerais, das quais participaram 4.982.600 fiéis (dados até dezembro de 2012). A maior participação foi em 2006, quando, das 45 audiências, participaram 1.031.500 fiéis.

Em 2005, mais de 810 mil fiéis participaram das 32 audiências gerais. No ano seguinte, mais de 1 milhão de pessoas se encontraram com o Papa nas audiências de quarta-feira. Em 2007, 729 mil fiéis participarão das 44 audiências. No ano de 2008, mais de 534 mil pessoas em 42 audiências. No ano seguinte, o número aumentou para 537 mil fiéis em 44 catequeses. De 2010 até o fim de 2012, cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram de mais de 130 audiências gerais.

Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário