quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sé Vacante: termina o pontificado de Bento XVI


Desde às 20hs (horário de Roma, 16hs em Brasília), desta quinta-feira, 28, terminou o pontificado de Bento XVI, após quase oito anos à frente da Igreja Católica, e teve início o período de Sé Vacante. Esse horário foi escolhido pois era a hora em que Bento XVI costumava terminar seu dia de trabalho.

Como sinal do fim do pontificado de Bento XVI, o cardeal Carmelengo, que atualmente é dom Tarcísio Bertone, irá quebrar o anel do pescador (anel do Papa) e lacrar o apartamento e o escritório papal, à espera do novo Pontífice, como estabelece a Constituição Apostólica 'Universi Dominici Gregis'.

O anel do pescador é o sinal visível da autoridade do Papa, que ele recebe em momento solene no início do seu pontificado e usa no dedo anular direito. O anel, confeccionado em ouro, traz gravado o nome do Pontífice e a imagem em relevo do apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Com a morte de cada Papa, ou neste caso, a renúncia, o cardeal camerlengo quebra o símbolo na presença dos representantes do colégio dos cardeais.

Durante a Sé Vacante, toda a Igreja é convidada a se unir em oração, aos Sagrados Pastores e aos cardeais eleitores do Sumo Pontífice, e "implorar a Deus o novo Papa como dom de sua bondade e Providência", orienta a constituição 'Universi Dominici Gregis'.

Confira as perguntas mais frequentes sobre o futuro de Bento XVI:

Bento XVI vai aparecer ao público após a renúncia?
Não estão previstas aparições após 28 de fevereiro. Em sua chegada a Castel Gandolfo, Bento XVI deverá saudar os vizinhos e visitantes da fachada principal da Casa Pontifícia. Esta deverá sera sua última aparição pública.

Onde Bento XVI irá morar?
Bento XVI residirá em Castel Gandolfo de 28 de fevereiro até o final de abril ou início de maio. A partir de então, o Papa emérito residirá no mosteiro 'Mater Ecclesia' no Vaticano. Até outubro de 2012 residiam ali as irmãs de clausura visitandinas. Os trabalhos de reforma foram iniciados em novembro de 2012 e serão concluídos nos próximos meses.

Por que Bento XVI escolheu ficar num mosteiro no Vaticano e não retornar à Baviera, sua terra natal?
Bento XVI não mencionou claramente, mas a presença e oração de Bento XVI no Vaticano dá uma continuidade espiritual ao papado. Além disso, Bento XVI mora no Vaticano há mais de três décadas.

Quem vai assessorar o Papa emérito?
Quer em Castel Gandolfo, quer no mosteiro 'Mater Ecclesia', Bento XVI será acompanhado por dom Georg Gaenswein, seu secretário particular, que permanece no cargo de prefeito da Casa Pontifícia.

Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário